sábado, maio 02, 2020

What A Difference A Day Made

Oiça o cantor britânico Jamie Cullum em What A Difference A Day Made.
What a difference a day made, twenty four little hours
Brought the sun and the flowers where there use to be rain
My yesterday was blue dear
Today I'm a part of you dear
My lonely nights are through dear
Since you said you were mine
Oh, what a difference a day made
There's a rainbow before me
Skies above can't be stormy since that moment of bliss
That thrilling kiss
It's heaven when you find romance on your menu
What a difference a day made
And the difference is you, is you

My yesterday was blue dear
Still I'm a part of you dear
My lonely nights are through dear
Since you said you were mine
Oh, what a difference a day made
There's a rainbow before me
Skies above can't be stormy since that moment of bliss
That thrilling kiss
It's heaven when you find romance on your menu
What a difference a day made
And the difference is you, is you, is you

sexta-feira, maio 01, 2020

1º de Maio

Operários (1933) - Tarsila do Amaral
Costureiras (1936) - Tarsila do Amaral
Não é o trabalho, mas o saber trabalhar, que é o segredo do êxito no trabalho. Saber trabalhar quer dizer: não fazer um esforço inútil, persistir no esforço até ao fim, e saber reconstruir uma orientação quando se verificou que ela era, ou se tornou, errada.
Fernando Pessoa - Teoria e Prática do Comércio.

quinta-feira, abril 30, 2020

O Centro de Portugal Como Nunca Viu

Em dias de estado de emergência e de confinamento, a proposta de hoje é um passeio virtual pela Região Centro, através de um vídeo do Turismo de Portugal.
No interior, maciços montanhosos e aldeias tradicionais. Junto ao mar, povoações piscatórias e praias cosmopolitas com os desportos náuticos a marcar o ritmo dos dias. E por todo o lado o património, milenar, exibe orgulhosamente a história da região.


Alguns destes lugares têm tanta importância para a Humanidade que foram incluídos pela UNESCO na lista de património mundial. É o caso dos Mosteiros de Alcobaça e da Batalha, do Convento de Cristo em Tomar e da Universidade de Coimbra. Mas há outros com características únicas que vale a pena descobrir. Por exemplo as Aldeias Históricas e os castelos que defenderam as fronteiras da nação. As Aldeias do Xisto e as vilas de casas brancas, como Óbidos, um tesouro entre muralhas. E as cidades, onde a modernidade se alia à tradição – Coimbra dos estudantes, Leiria, Aveiro, entre a Ria e o Mar, e Viseu, Guarda e Castelo Branco, em que a arquitetura da pedra mantém traços de um passado imemorial.

quarta-feira, abril 29, 2020

A Maçã

A Maçã é um filme iraniano (1998), do género drama, realizado por Samira Makhmalbaf. 

Sinopse:
A história é verídica: duas garotinhas iranianas permaneceram 11 dos seus 13 anos aprisionadas em casa pelos pais.
Uma mulher cega e o marido têm as filhas gémeas presas, seguindo vagos preceitos do Alcorão. Vítimas da obediência extrema a um preceito deste livro sagrado que reza que: "meninas são como flores que, expostas ao sol, murchariam", foram libertadas após uma denúncia feita pelos vizinhos e publicada nos jornais.
As meninas são então soltas, após 11 anos em cativeiro, e têm que descobrir o mundo, com olhos infantis, que nunca conheceram nada para além do seu quarto.
Em tempos de pandemia e de confinamento este é um filme que vale a pena ver (em baixo) porque aborda os direitos das crianças e em particular das meninas.

terça-feira, abril 28, 2020

Primavera


Primavera (1886) é uma pintura de Claude Monet. 
Claude Monet (1840-1926) foi um pintor francês considerado um dos mais importantes pintores da Escola Impressionista. 
Primavera é um pintura que celebra a chegada desta estação, das flores e de um tempo mais cálido, que nos impele a sair e estar em contacto com a natureza.

segunda-feira, abril 27, 2020

No Tempo da Minha Infância





Oiça o poeta brasileiro Ismael Gaião em, No Tempo da Minha Infância.
O jornalista brasileiro Ramos Silva entrevista este poeta cordelista (poesia de cordel), para o programa Voz do Planalto, da TV Nova Nordeste.
Não perca, porque vale bem a pena ouvir este poeta popular nordestino.
Ora veja.

domingo, abril 26, 2020

Idanha-a-Velha: Visita Guiada

Proponho-lhe que assista hoje a mais um episódio do programa televisivo Visita Guiada (da RTP2) que desta vez percorre as terras de Idanha - a - Velha (ou Egitânia), na Beira Baixa, em Portugal, pelas mãos da jornalista Paula Moura pinheiro. Se o quiser fazer basta clicar aqui.
Isolada na raia beirã, Idanha-a-Velha é romana, sueva, visigoda, muçulmana e cristã portuguesa. Aldeia histórica que cobre um arco temporal de dois mil anos, Idanha-a-Velha foi objeto de uma intensa campanha de requalificação. 
Pergunta: como é que se intervém num "objeto" com dois mil anos de idade? Alexandre Alves Costa, um dos arquitetos responsáveis pelo projeto, responde a esta questão enquanto nos guia pelas ruas e edifícios da comovente Idanha-a-Velha.
Entretanto, assista também ao vídeo abaixo, do Turismo de Portugal, sobre esta pequena aldeia de ambiente pitoresco e de passado notável, que pelo conjunto de ruínas que conserva, ocupa um lugar de realce no contexto das estações arqueológicas do País.