sábado, abril 11, 2020

sexta-feira, abril 10, 2020

Biscoitos de Páscoa

A Páscoa tal como o Natal é uma quadra em que, dependendo das regiões, há variação nas tradições festivas, mas é comum a todas, a preparação cuidada das melhores iguarias para receber e presentear familiares, amigos e vizinhos.
Do Alentejo, deixo-lhe estes biscoitos, que são uma das variadas tradições pascais desta região, sendo normalmente preparados aquando da feitura dos folares.

Ingredientes:
2 colheres (chá) de canela
2 colheres (chá) de erva-doce
240 g de margarina (à temperatura ambiente)
300 g de açúcar
5 ovos grandes
750 g de farinha com fermento
açúcar e canela p/ polvilhar (q.b.)

Preparação:
Bata 4 ovos com o açúcar, na batedeira, durante 5 minutos. Adicione, depois, a manteiga e bata até estar bem incorporada.
Deite, aos poucos a farinha com a canela e a erva-doce, amassando até obter uma massa moldável e que não se pegue às mãos.
Faça pequenas bolas (do tamanho de nozes) e coloque-as em tabuleiros forrados com papel vegetal. Pincele com 1 ovo batido e polvilhe com a mistura de açúcar e canela.
Leve ao forno, pré-aquecido a 180º C, até os biscoitos estarem dourados (durante cerca de 15 minutos).
Retire os biscoitos e deixe-os arrefecer sobre uma rede. Guarde-os somente quando estiverem frios.

quinta-feira, abril 09, 2020

La Senna a Chatou

La Senna a Chatou (1881) é uma obra do pintor francês Pierre-Auguste Renoir.
Pierre-Auguste Renoir (1841-1919) foi um dos mais importantes pintores do Impressionismo francês. Entre as suas obras estão: "Lise", "Rosa e Azul" e "Retrato de Claude Renoir".
La Senna a Chatou é uma paisagem primaveril que possui qualquer coisa de especial: através dela parece que sentimos o perfume das flores e o ondular dos arbustos pela brisa morna da primavera.
Não acha?

quarta-feira, abril 08, 2020

Prado

Prado (1901) é uma obra do pintor Ferdinand Hodler.
Ferdinand Hodler (1853 - 1918) foi um pintor suíço precursor da pintura expressionista.
Ferdinand Hodler, foi um paisagista e simbolista cujos retratos e paisagens (fortemente ligadas ao contexto alpino) se concentravam na unidade simétrica da natureza e no mistério da vida humana.
Fundindo o realismo de Gustave Courbet e as pinceladas pós-impressionistas de Paul Gauguin com a sua própria forma de simbolismo, o artista criou obras de destaque, incluindo, entre outras,  The Night (1889-1890).

terça-feira, abril 07, 2020

A Pneumónica ou Gripe Espanhola

A pneumónica, ou gripe espanhola, matou dezenas de milhares de pessoas nos anos de 1918 e 1919. Foi a maior pandemia mundial conhecida até hoje causando mais mortes que a Peste Negra ao longo de vários séculos ou a I Guerra Mundial.
A gripe espanhola, foi uma pandemia do vírus influenza incomumente mortal. De janeiro de 1918 a dezembro de 1920, infectou 500 milhões de pessoas, cerca de um quarto da população mundial na época. Estima-se que o número de mortos esteja entre 17 milhões a 50 milhões, e possivelmente até 100 milhões, tornando-a uma das epidemias mais mortais da história da humanidade.A gripe espanhola foi a primeira de duas pandemias causadas pelo influenzavirus H1N1, sendo a segunda ocorrida em 2009.
Os estudos mais recentes apontam para a morte de cinquenta a cem milhões de pessoas em todo o mundo, como resultado da pandemia de gripe que durante dois anos lavrou pelos diversos continentes.

Em Portugal a Pneumónica ou Gripe Espanhola, chegou a meio de 1918 e, em cerca de dois anos, dizimou dezenas de milhares de pessoas. Algumas zonas do país perderam 10 por cento da sua população.

O combate à doença, liderado por Ricardo Jorge, então diretor geral da saúde, passou pelo encerramento de escolas, a proibição de feiras e romarias. Para assistir os doentes foram requisitados dezenas de espaços públicos que passaram a funcionar com enfermarias, mas o número de vítimas era tão grande que ao longo de várias semanas se viveu uma situação de caos.
Veja outro vídeo sobre este tema, do programa de televisão História à História, Ep.13, Gripe Pneumónica, 1918-1919, RTP2, clicando aqui.

segunda-feira, abril 06, 2020

A Revolução Silenciosa

A Revolução Silenciosa é um filme do género drama histórico, realizado por Lars Kraume. Este filme, de 2018, conta no elenco com Jonas Dassler, Michael del Coco, Leonard Scheicher, Anna Lena Klenke, Carina N. Wiese  e Sina Ebell.
A Revolução Silenciosa, adaptado da obra homónima do escritor e ensaísta alemão Dietrich Garstka, é um filme  (apresentado no Festival de Berlim - Berlinale), baseado em factos verídicos que reflecte sobre questões sociais e políticas posteriores à Segunda Grande Guerra.
Um minuto de silêncio, que desencadeou uma tempestade na Alemanha de Leste, transformado em filme mais de meio século depois.

Sinopse:
Em 1956, na República Democrática Alemã, alunos de uma escola da cidade socialista de Stalinstadt (actual Eisenhüttenstadt) decidem fazer um minuto de silêncio em honra das vítimas da violência das tropas soviéticas durante a Revolução Húngara, uma revolta popular contra as políticas impostas pelo Governo daquele país. Mas o protesto dos jovens, que pretendia ser essencialmente simbólico, acaba por tomar proporções que nenhum deles estava preparado para enfrentar…

domingo, abril 05, 2020

Uma imagem de Las Vegas

"Uma imagem de Las Vegas – sem-abrigo infetados (Covid 19) colocados pelas autoridades americanas num parque de estacionamento ao ar livre sem quaisquer condições. Resta-lhes esperar pela morte, sem qualquer dignidade. Viva o sistema de saúde privado! Continuação de uma boa quinta-feira."
Texto de: Jorge Alves