sábado, outubro 26, 2019

A Globalização



Assista a uma apresentação interessante sobre a globalização. Não perca esta oportunidade porque vale bem a pena. Ora veja! Powered by emaze

sexta-feira, outubro 25, 2019

Cada novo amigo que ganhamos no decorrer da vida...







"Cada novo amigo que ganhamos no decorrer da vida aperfeiçoa-nos e enriquece-nos, não tanto pelo que nos dá, mas pelo que nos revela de nós mesmos."
 Miguel de Unamuno 

quinta-feira, outubro 24, 2019

Identidade

Identidade é uma curta metragem realizada por Fernando Meirelles e Nando Olival (2004).
O roteiro deste filme tem como pano de fundo o conceito de identidade cultural brasileira, defendido pelo antropólogo e escritor Darcy Ribeiro. 
Identidade de Fernando Meirelles é um dos sete filmes da campanha "Valores do Brasil" do Banco do Brasil. Cada um deles aborda uma virtude diferente: afeto, alegria, confiança, conhecimento, fraternidade, identidade e originalidade. A campanha foi transmitida no horário nobre da TV aberta entre dezembro de 2004 e janeiro de 2005.


Banco do Brasil | Identidade from Luz Mágica Produções on Vimeo.

quarta-feira, outubro 23, 2019

A vocação de um político de carreira...





"A vocação de um político de carreira é tornar cada solução um problema", disse Woody Allen, mas não podemos esperar mais nada duma sociedade que confia o seu governo nas mãos de pessoas que se prepararam numa cadeia para não ter voz ou ideias próprias.

terça-feira, outubro 22, 2019

O Museu Rafael Bordalo Pinheiro: Visita Guiada

Caso não possa vir até Lisboa para visitar este museu, não deixe de assistir a mais este episódio do programa televisivo, de Paula Moura Pinheiro: Visita Guiada ao Museu Rafael Bordalo Pinheiro.
A icónica figura do Zé Povinho foi inventada por Rafael Bordalo Pinheiro (RBP) na madrugada de 13 de Junho de 1875. Há muito quem ache que Rafael Bordalo Pinheiro é o mais genial artista português de todos os tempos. Virtuoso desenhador, caricaturista, ceramista, RBP colocou o seu imenso talento plástico ao serviço das suas convicções cívicas e políticas e as suas criações satíricas servem-nos hoje como serviram há 150 anos.
Brilhantíssimo, de humor felino, a torrencial produção de RBP deixou-nos um espólio impressionante que passa ainda pelos variadíssimos jornais que fundou e por uma fábrica que hoje exporta as suas criações em cerâmica para o mundo inteiro. Artistas contemporâneos reinventam-no com sucesso internacional.
João Alpuim Botelho, Elsa Rebelo e Bela Silva guiam-nos do Museu Bordalo Pinheiro, em Lisboa, à Fábrica e à Casa Museu Bordalo Pinheiro nas Caldas da Rainha.

segunda-feira, outubro 21, 2019

A Paródia

Em 1900, em Lisboa, nascia "A Paródia", o último jornal humorístico criado e ilustrado por Rafael Bordalo Pinheiro (1846-1905).
À semelhança de outras publicações que saíram das suas mãos, o caricaturista realçava o ridículo da sociedade e das suas personalidades.
No dia 17 de Janeiro de 1900 surgia nas bancas o primeiro número de "A Paródia", mais uma publicação de Rafael Bordalo Pinheiro, o caricaturista responsável pela criação da figura do Zé Povinho.
"A Paródia" tinha como objetivo pôr "a caricatura ao serviço da tristeza pública" e dedicava especial atenção ao dia a dia à vida social e política da capital portuguesa.
O jornal semanal viria a ultrapassar a centena e meia de números, sempre num tom de humor sarcástico muito  característicos de Bordalo Pinheiro.

domingo, outubro 20, 2019

Praias diferentes...

A Índia abriga praias com características especiais.
Em Cow Beach, bois, vacas e búfalos dividem a praia, normalmente, com os banhistas.
Por serem considerados sagrados no país, o governo não permite que os animais sejam de lá retirados.



Na Irlanda do Norte, na White Park Bay Beach, acontece o mesmo, como pode ver na foto ao lado.

Se na Índia as vacas e bois têm na praia um lugar sagrado, no Gabão, país da África, a praia de Loango, localizada no Parque Nacional de Loango (conhecido como o último Éden de África), abriga elefantes, búfalos, porcos selvagens, gorilas e hipopótamos - que dividem o mesmo espaço, como num safari a céu aberto.