sábado, junho 15, 2019

A Cidade do México: O Mundo Segundo Os Brasileiros

Conheça a Cidade do México através de mais episódio do programa televisivo: O Mundo Segundo Os Brasileiros.
A série percorre os principais roteiros turísticos do mundo, lugares muitas vezes longínquos, pouco explorados e repletos de descobertas e contrastes. África, Ásia, Oceania, Europa e Américas: a cada destino uma nova aventura, narrada por personagens reais em tom documental e quase autobiográfico.
Em cada novo episódio, as várias facetas de uma mesma cidade, com dicas, roteiros, histórias e revelações emocionantes.
Ora veja!

sexta-feira, junho 14, 2019

Past Perfect

Past Perfect, de Jorge Jácome, foi o grande vencedor do Festival de Curtas Metragens de Hamburgo que decorreu na Alemanha de 4 a 10 de Junho. Depois de no ano passado o seu filme Flores ter vencido o Grande Prémio e o Prémio do Público, o realizador faz o feito inédito de bisar uma vitória no mesmo festival.
Depois de ter sido o primeiro filme português a vencer a Competição Internacional do IndieLisboa, em meados de Maio, Past Perfect continua um percurso fantástico, já que conta com treze selecções até ao momento e três prémios relevantes.

Sinopse:
O filme, baseado num texto para teatro de Pedro Penim, cujas palavras servem de mote à sinopse de um filme que faz um percurso da melancolia - "Muitas cidades ou países apresentam uma malaise distinta. São lugares que podiam ser Portugal, de tão afundados numa dolorosa Saudade do passado, e onde cada tensão do presente é apenas a ponta de um iceberg que se explica em recuos sucessivos que podem ir até à origem das espécies, pelo menos. Esta nostalgia é muitas vezes apresentada como um diagnóstico, uma negação de um presente doloroso em oposição ao desejo de regressar a um passado glorioso."

quinta-feira, junho 13, 2019

Santo António de Lisboa

Santo António - Júlia Ramalho
Santo António de Lisboa,
Não tem velas no altar;
Em o Santo me casando,
Hei de lh 'as lá ir levar. (1)

Santo António de Lisboa.
Não quer que lhe chamem Santo ;
Quer que lhe chamem António,
General, mar'chal de campo. (2)

Santo António de Lisboa
Guardador dos olivais,
Guarda lá a minha azeitona
Do biquinho dos pardais. (3)

Santo António de Lisboa,
Guardador dos olivais,
Guarda lá o meu lindo amor,
Que cada vez foge mais. (4)

Santo António de Lisboa,
Não quer que lhe chamem Santo ;
Quer que lhe chamem António
Do Divino Espírito Santo. (n.• 529)

Santo António de Lisboa,
Espêlho de Portugal, (1)
Ajudai-me a vencer
Esta batalha real. (2)
OLISIPO - Boletim do Grupo «Amigos de Lisboa» 

quarta-feira, junho 12, 2019

Uma Casa de Férias Insólita

Agora que se aproximam as férias de verão, aqui lhe deixo como sugestão, uma casa de férias original.
O Benson Ford está numa doca seca e serve para que os seus proprietários tenham momentos de descontração como se estivessem em pleno oceano.
Ora veja!
Não perca esta oportunidade!
E agora um vídeo.

segunda-feira, junho 10, 2019

Viagem



É o vento que me leva.
O vento lusitano.
É este sopro humano
Universal
Que enfuna a inquietação de Portugal.
É esta fúria de loucura mansa
Que tudo alcança
Sem alcançar.
Que vai de céu em céu,
De mar em mar,
Até nunca chegar.
E esta tentação de me encontrar
Mais rico de amargura
Nas pausas da ventura
De me procurar...
Miguel Torga

domingo, junho 09, 2019

As Órcades: ilhas com um passado escondido

 As Órcades ou Órcadas ou "Ilhas Orkney" são um arquipélago localizado no Mar do Norte, cerca de 16 km ao largo do Norte da Escócia. Este arquipélago é constituído por cerca de 70 ilhas, das quais 20 são habitadas por cerca de 20 000 pessoas. A maior ilha do arquipélago é The Mainland, onde fica Kirkwall, a capital administrativa.
Do ponto de vista geológico as Órcades são ilhas continentais separadas da Europa e das restantes Ilhas Britânicas durante a subida geral do nível do mar observada no Pliocénico.
As Órcades foram inicialmente colonizadas por pictos e viquingues mas são actualmente uma das Autoridades Unitárias da Escócia.
As ilhas foram, contudo, habitadas desde 3500 a.C., numa primeira fase foram povoadas por um povo conhecido como orcanianos, que estavam divididos em tribos e faziam trabalhos com metal. Depois foram ocupadas pelos pictos.
Daí que estas ilhas tenham uma enorme herança arqueológica pouco conhecida e que é aqui desvendada através do excelente vídeo da BBC Reel que pode ver em baixo.
A economia do arquipélago é sustentada pela indústria de produção de lã, carne, queijo, cerveja, whisky e pelas plataformas petrolíferas que operam ao largo das Órcades.
Em muitos romances relacionados com o lendário Rei Artur, Lothian seria o reino de Lot de Orkney e Morgause, além de ser o local onde nasceu o vilão Mordred.