sábado, fevereiro 23, 2019

Ó Minha Cidade Bela

Ó minha cidade bela,
Feita de rio e de mar:
Meu coração é um navio,
P'las ruas a navegar.

Ó minha cidade bela,
Feita de mar e de rio:
Teus paseio são as onda
Eu lá vou com meu navio!

Já sou uma senhorinha
Tenho sapatos de salto:
Ó minha cidade bela,
Já navego no mar alto!

Já navego no mar alto!
Sem ninguém à minha beira:
As cores do meu navio
São flores de laranjeira!

Ó minha cidade bela,
Feita de rio e de mar:
É tão branco o meu navio
Não n'o deixes naufragar!
Matilde Rosa Araújo - O Cantar de Tila

sexta-feira, fevereiro 22, 2019

Mambo No. 5 (A Little Bit Of...)

Oiça Lou Bega em Mambo No. 5 (A Little Bit of...).
Lou Bega (1975), é um cantor alemão, famoso pela sua canção "Mambo No. 5".
Lou Bega possui uma ascendência multicultural: a mãe é uma médica italiana da Sicília e o pai um africano do Uganda. Contudo, Lou Bega passou a sua infância toda entre Miami e a Baviera, na Alemanha.

Ladies and gentlemen, this is Mambo Number Five
One, two, three, four, five
Everybody in the car, so come on, let's ride
To the liquor store around the corner
The boys say they want some gin and juice
But I really don't wanna
Beer bust like I had last week
I must stay deep because talk is cheap
I like Angela, Pamela, Sandra and Rita
And as I continue you know they getting sweeter
So what can I do? I really beg you, my Lord
To me is flirting it's just like sport, anything fly
It's all good, let me dump it, please set in the trumpet
A little bit of Monica in my life
A little bit of Erica by my side
A little bit of Rita is all I need
A little bit of Tina is what I see
A little bit of Sandra in the sun
A little bit of Mary all night long
A little bit of Jessica, here I am
A little bit of you makes me your man
Mambo Number 5!

Jump up and down and move it all around
Shake your head to the sound
Put your hands on the ground
Take one step left and one step right
One to the front and one to the side
Clap your hands once and clap your hands twice
And if it looks like this then you're doin' it right

A little bit of Monica in my life
A little bit of Erica by my side
A little bit of Rita is all I need
A little bit of Tina is what I see
A little bit of Sandra in the sun
A little bit of Mary all night long
A little bit of Jessica, here I am
A little bit of you makes me your man

Trumpet!
The trumpet!
Mambo Number 5!
Ha, ha, ha!

A little bit of Monica in my life
A little bit of Erica by my side
A little bit of Rita is all I need
A little bit of Tina is what I see
A little bit of Sandra in the sun
A little bit of Mary all night long
A little bit of Jessica, here I am
A little bit of you makes me your man

I do all to
Fall in love with a girl like you
'Cause you can't run and you can't hide
You and me gonna touch the sky
Mambo Number 5!

quinta-feira, fevereiro 21, 2019

Mosteiro de Tibães:Visita Guiada

O Mosteiro de São Martinho de Tibães ou Mosteiro de Tibães, localiza-se na freguesia de Mire de Tibães, concelho de Braga, em Portugal. O conjunto engloba a Igreja de Tibães e o Cruzeiro de Tibães.
O mosteiro foi fundado no século XI. A partir do século XII foi mandado reedificar por Paio Guterres da Silva, e ocupado pela congregação Beneditina. No século XVI, tornou-se a casa-mãe da Ordem para Portugal e Brasil.
O Altar-Mor da Igreja do Mosteiro de Tibães é um dos mais espetaculares exemplos conhecidos de talha rococó. Do século XVIII, a Idade do Ouro, literal e metaforicamente, o retábulo de Tibães levanta contudo uma questão: por que é que a Ordem dos Beneditinos, comprometida com o voto de pobreza, encomendou esta peça tão luxuosa? Que ideias estão por trás do estilo barroco?
Faça uma Visita Guiada ao Mosteiro de Tibães pela mãos da jornalista Paula Moura Pinheiro e da historiadora de arte Sílvia Ferreira.

quarta-feira, fevereiro 20, 2019

O Beijo do Marinheiro

Morreu George Mendonsa, filho de emigrantes portugueses, o homem que por décadas afirmou ser o marinheiro que aparece numa famosa foto de 1945 beijando uma mulher na Times Square, em Nova York. 

George morreu aos 95 anos, tendo falecido no domingo (17/2), apenas dois dias antes de completar 96 anos, em Newport, Rhode Island.
A foto de Alfred Eisenstaedt, publicada na revista Life, mostra um marinheiro curvado sobre uma mulher vestida de branco, dando-lhe um beijo.
A imagem foi feita em 14 de agosto de 1945, pouco depois da notícia da rendição do Japão.

O beijo entre este marinheiro e uma enfermeira (austríaca) em Times Square é das imagens mais famosas do século XX e marca o fim da 2ª Guerra Mundial. 

terça-feira, fevereiro 19, 2019

Aeroporto Internacional de Kansai

O Aeroporto Internacional de Kansai (no Japão) é um aeroporto localizado no meio da Baía de Osaka na costa de Honshu, 38 km a sudoeste de Osaka.
O aeroporto foi construído (em apenas 38 meses) sobre uma ilha artificial e para a ligar ao continente, foi construída uma ponte chamada "porta do céu". O seu comprimento de 3,75 Km, coloca-a na lista das duas pontes mais longas do mundo.
Kansai é considerada uma das maravilhas da engenharia do século XX.
O Aeroporto de Kansai foi inaugurado em 1994 para aliviar o superlotado Aeroporto Internacional de Osaka-Itami, que fica mais perto da cidade de Osaka e agora serve apenas para voos domésticos.
O Terminal 1 foi projetado pelo arquiteto italiano Renzo Piano. O aeroporto serve como um hub internacional para a All Nippon Airways, Japan Airlines e Nippon Cargo Airlines, e também serve como hub para a Peach Aviation, a primeira companhia aérea de baixo custo no Japão.
Em 2016, 25,2 milhões de passageiros utilizaram o aeroporto, tornando-se o 30° aeroporto mais movimentado da Ásia e o 3° aeroporto mais movimentado do Japão.
Nas palavras de Renzo Piano:
"Kansai é um instrumento de precisão, filho da matemática e da tecnologia. Um forte ponto de referência, um marco e uma experiência espacial extraordinária."

O Terceiro Ato da Vida

Oiça a atriz Jane Fonda em O Terceiro Ato da Vida. 
Nesta geração, 30 anos extras foram adicionados à nossa expectativa de vida - e esses anos não são apenas uma nota de rodapé ou uma patologia.
Na TEDxWomen, Jane Fonda questiona como podemos considerar esta nova fase de nossas vidas. Vale bem a pena. Não perca esta oportunidade.

segunda-feira, fevereiro 18, 2019

Gangnam Style

Oiça o fenómeno da música coreana PSY, em Gangnam Style.
Park Jae-Sang (1977), mais conhecido pelo seu nome artístico Psy e estilizado como PSY, é um cantor, rapper, compositor e produtor musical sul-coreano.
Tornou-se popular na Coreia do Sul, pelos seus vídeos humorísticos e apresentações de palco e mundialmente pelo single viral "Gangnam Style", presente no seu sexto álbum de estúdio Psy 6 (Six Rules).
Em 2012, o vídeo musical de "Gangnam Style", ultrapassou a marca de um bilião de visualizações no YouTube, tornando-se o primeiro a fazê-lo na história da plataforma de vídeos. Este feito rendeu-lhe o título de "Rei do YouTube". Mais tarde, em 2014, o vídeo de "Gangnam Style", tornou-se o primeiro a atingir a marca de dois biliões de visualizações.
 Após este êxito comercial, Psy lançou mais canções para o mercado internacional e em formato digital. Desde então, Psy já apareceu em inúmeros programas de televisão, incluindo X-Man, Golden Fishery, Todaye e The X Factor (Austrália).
Como resultado das suas conquistas na industria da música, PSY é considerado o primeiro artista de K-pop (cultura pop -de massas- coreana) a conseguir realizar o feito de entrar efetivamente na indústria musical ocidental.
O Ministério da Cultura, Desporto e Turismo da Coreia do Sul reconheceu a sua contribuição para a divulgação de cultura do país e concedeu-lhe a medalha da Ordem Okgwan (de mérito cultural)

domingo, fevereiro 17, 2019

Sinais de Fogo

Sinais de Fogo é uma obra inacabada de Jorge de Sena e publicada em 1979, um ano após a morte do autor.
Jorge de Sena é um dos mais relevantes escritores de língua portuguesa e figura central do panorama cultural de Portugal do século XX.
A diversidade da sua obra compreende poesia, teatro, ficção, crítica, selecção de antologias, história, traduções, entre outras.
Sinais de Fogo (obra recomendada para o Ensino Secundário como sugestão de leitura, pelo Plano Nacional de Leitura), é um romance autobiográfico de Jorge de Sena, considerado por muitos um marco da literatura portuguesa da segunda metade do século XX e por outros considerado a obra-prima deste que é um dos nomes maiores das letras portuguesas.

Sinopse:
Entre a Lisboa dos últimos tempos de liceu e a Figueira da Foz do veraneio, um jovem Jorge vê-se despertar para o amor, para a sexualidade, para a realidade política e social, num momento em que a guerra civil está prestes a eclodir em Espanha e em que em Portugal a ditadura dá os seus primeiros sinais inequívocos. O romance tem como eixo central a paixão de Jorge por Mercedes e, simultaneamente, mostra como este jovem se descobre poeta. 
Romance de formação que é também o retrato de uma geração no centro da turbulência que marcou a história da Península Ibérica nos anos 30.