sábado, fevereiro 16, 2019

A Secreta Viagem

No barco sem ninguém, anónimo e vazio,
ficámos nós os dois, parados, de mão dada...
Como podem só dois governar um navio?
Melhor é desistir e não fazermos nada!

Sem um gesto sequer, de súbito esculpidos,
tornamo-nos reais, e de madeira, à proa...
Que figuras de lenda! Olhos vagos, perdidos...
Por entre nossas mãos, o verde mar se escoa...

Aparentes senhores de um barco abandonado,
nós olhamos, sem ver, a longínqua miragem...
Aonde iremos ter? — Com frutos e pecado,
se justifica, enflora, a secreta viagem!

Agora sei que és tu quem me fora indicada.
O resto passa, passa... alheio aos meus sentidos.
— Desfeitos num rochedo ou salvos na enseada,
a eternidade é nossa, em madeira esculpidos!
David Mourão-Ferreira - A Secreta Viagem 

sexta-feira, fevereiro 15, 2019

O que usar depois dos 50 anos?

Ser bonita e ter estilo com 30 anos é fácil, mas como ser chique e elegante depois dos 50 anos? Será que se pode andar na moda com essa idade?
O que pode ou não pode usar se tem mais de 50 anos é a proposta de hoje. O assunto do vídeo abaixo é a moda para mulheres depois dos 50.
Sugestões práticas de looks, como deve cuidar do corpo ou do cabelo, como fazer a maquiagem perfeita para depois essa idade, etc.
Espero que goste destas ideias e sugestões. Não perca a oportunidade de ver o vídeo e de experimentar algumas das dicas apresentadas.

quinta-feira, fevereiro 14, 2019

Romeu e Julieta

O Romeu e Julieta é uma tradicional sobremesa brasileira que é confecionada com queijo e goiabada.
A goiabada é um doce feito de goiaba e tal como a como a marmelada, a goiabada é feita com consistência bastante firme, composta por goiaba, água e açúcar.
A goiabada surgiu no Brasil quando foi usada pelos colonos portugueses como substituto para  a marmelada. Acompanhada de queijo, em especial o queijo minas, forma o Romeu e Julieta, a tradicional sobremesa brasileira.
Assim, Minas Gerais foi a provável origem deste típico doce brasileiro, quando os portugueses começaram a produzir queijo (que simboliza a Julieta) na sua colónia e necessitaram de substituir a marmelada por goiabada (que simboliza o Romeu).
Além da combinação original, hoje esta sobremesa pode ser apresentado de várias formas e os seus ingredientes deram origem a variadas receitas em que a combinação do queijo com a goiabada pode aparecer numa torta, num pudim, num sorvete, em bolinhos, etc., como pode ver clicando aqui.
No dia de hoje (Dia dos Namorados) nada mais apropriado do que uma variante da receita  de Romeu e Julieta. 

Ingredientes:
500 g de goiabada
300 g de ricota (requeijão)
2 pacotes de biscoitos de maizena
2 colheres de margarina ou manteiga
1 lata de leite condensado

Preparação
Triture os pacotes de biscoitos de maizena. Coloque o preparado num recipiente.
Junte a manteiga e amasse até que tudo fique ligado. Coloque o preparado numa forma de fundo falso espalhando a massa no fundo e nos lados da mesma. Leve ao forno (médio) por 20 minutos e reserve.
Num liquidificador bata o requeijão com a lata de leite condensado. Depois de batido coloque o preparado na forma (que deve estar arrefecida) e reserve
Numa panela coloque a goiabada e adicione meio copo de água, leve ao lume até que a goiabada derreta. Em seguida coloque em cima do preparado do requeijão com o leite condensado.
Leve ao frigorífico e deixe arrefecer.

terça-feira, fevereiro 12, 2019

O Alentejo Revisitado

Castelo de Vide Ontem
O Alentejo é uma região de Portugal que compreende integralmente os distritos de Portalegre, Évora e Beja e a metade sul do distrito de Setúbal e parte do distrito de Santarém, sendo assim a maior região de Portugal em termos de área. Limita a norte com a Região do Centro, a leste com a Estremadura e a Andaluzia (Espanha), a sul com a Região do Algarve e a oeste com a Área Metropolitana de Lisboa e também com o Oceano Atlântico. Tem uma área de 31 551,2 km² (33% do continente) e 760 098 habitantes (censos 2011).
Castelo de Vide Hoje
O Alentejo Revisitado é uma apresentação elaborada com fotos muito antigas do Alentejo, que lhe proponho que veja em baixo.
É uma verdadeira preciosidade!
"Uma preciosidade, não exclusiva dos alentejanos, mas de todos os portugueses que, apesar de não o serem gostam, vivem e sentem o brilho, a sabedoria e o encanto dos seus habitantes, para além do maravilhoso folclore e as inconfundíveis anedotas, que nos apaziguam a alma  e tonificam o espírito. Não deixem de a ver ”. Anónimo.

segunda-feira, fevereiro 11, 2019

Nha fala

Nha fala é a exposição individual de ABDEL QUETA TAVARES (ex aluno da Escola Secundária do Lumiar - Curso Profissional de Turismo) de 1 a 30 de Março 2019, na Galeria Underdogs10.
"Nha fala" é a primeira exposição individual do fotógrafo guineense Abdel Queta Tavares, em Lisboa, Portugal.
A mostra dá a conhecer o olhar singular do artista através de um trabalho formado por retratos fotográficos impressos em médio e grande formato.


No crioulo da Guiné Bissau, de onde Abdel Queta Tavares (1992) é oriundo, "nha fala"  significa "minha voz". O conjunto de retratos fotográficos é uma materialização da sua voz enquanto artista e  é também expressão da sua luta – uma luta pela descoberta e pela apuração desta sua voz, mas, também, pelo reconhecimento.
Abdel Queta Tavares é fotógrafo, director criativo e stylist. Aos14 anos mudou-se com a família para Lisboa, onde permaneceu durante 10 anos. Foi aqui que a sua veia criativa começou a tomar corpo, começando com a compra de uma máquina fotográfica simples, tirando auto-retratos em casa, o que o levou depois a uma paixão acentuada pela fotografia.
Queta Tavares vai buscar inspiração e motivação a tudo o que o leva a contemplar a vida, que o faz sentir especial e traz felicidade: cores, sorrisos, caras, detalhes, expressões e tudo o que enriquece a sua criatividade e o impulsiona a fotografar.



Em 2016 mudou-se para Londres, onde foi descoberto numa loja de Shoreditch pelo fotógrafo britânico David Cantor, que ficou fascinado com a sua roupa e o seu chapéu vermelho, e pediu para tirar o seu retrato. Essa mesma fotografia acabou por ganhar o Taylor Wessing Photographic Portrait Prize, um dos prémios de fotografia mais prestigiados no mundo, tendo sido apresentada na National Portrait Gallery e em muitos outros locais em Londres.

domingo, fevereiro 10, 2019

A Sibila

A Sibila é um livro da escritora portuguesa Agustina Bessa-Luís (1922). O romance A Sibila foi concluído em 1953 e publicado pela primeira vez, em 1954.  É o livro mais famoso desta autora, tendo sido traduzido em várias línguas.

Sinopse:
No norte de Portugal, em finais do século XIX, na propriedade da Vessada, há já muito tempo que são as mulheres que, perante a indolência e os sonhos de evasão que os homens alimentam, asseguram como podem a gestão da propriedade. Quina era uma adolescente franzina e inculta, que desde cedo participava nos trabalhos do campo ao lado dos trabalhadores. Com a morte do pai, com a propriedade quase em abandono, Quina passa a ter que ter uma ainda maior responsabilidade na administração da mesma. Graças ao seu esforço a todos os níveis, começa a acumular de novo a riqueza que seu pai desperdiçara, o que lhe vale a admiração da sociedade. Quina era uma pessoa lúcida, astuta e sempre em demandas, o que faz com que esta se torne conhecida por Sibila…