sexta-feira, novembro 01, 2019

A Feira dos Santos em Alcains

Em Alcains (Castelo Branco) é tradição realizar-se neste dia a Feira dos Santos. Alcains cumpre a cada ano a tradição da Feira dos Santos, que tem como protagonistas os frutos secos.
Contudo, a realização desta feira a 1 de novembro tinha sido alterada há alguns anos devido à suspensão do feriado religioso do Dia de Todos os Santos, um dos que tinha sido eliminado do calendário durante o Governo de Passos Coelho, tendo entretanto voltado a sua realização para a data normal.
A organização desta feira é um dos acontecimentos mais importantes do ano na vila e é antecedida do reencontro das "maltas" em que alcainenses de todas as gerações convivem com os amigos que nasceram no mesmo ano.
"A tradição era reencontrarem-se os mancebos que faziam juntos o serviço militar, posteriormente passou a ser um momento de reencontro de amigos de infância ou daqueles que pertencem ao mesmo ano de nascimento. Assim se constroem e evoluem as tradições, motivadas pela vontade dos povos em manterem vivos os laços que unem uns e outros", de acordo com junta de freguesia de Alcains.


Sem comentários: