terça-feira, setembro 10, 2019

O Enigma de Kaspar Hauser

O Enigma de Kaspar Hauser é um filme alemão ocidental de 1974, um dos mais celebrados do realizador Werner Herzog. O trabalho, cujo título original significa, em tradução literal, "cada um por si e Deus contra todos" narra a história de Kaspar Hauser, uma criança abandonada envolta em mistério, encontrada na Alemanha Ocidental do século XIX, com alegadas ligações à família real de Baden.
O filme fez parte da competição para a Palma de Ouro no Festival de Cannes de 1975, onde ganhou três prémios.
O filme de Werner Herzog  baseia-se no livro "Casper Hauser oder die Trägheit des Herzens", de Jakob Wassermann, publicado em 1908, que, por sua vez, retrata o caso de um adolescente encarcerado na Alemanha do século XIX até a idade de 16 anos, quando teve o seu primeiro contacto verbal e social.
Somente depois disso, pôde ser observado algum desenvolvimento de Kaspar Hauser na linguagem e na socialização com outros indivíduos.

Sinopse:
Um homem jovem chamado Kaspar Hauser (Bruno S.) aparece de repente na cidade de Nuremberg em 1828, e mal consegue falar ou andar, transportando um estranho bilhete. Logo é descoberto que a sua aparição misteriosa se deve ao facto de que ele ficou fechado toda a sua vida num cativeiro, desconhecendo toda a existência exterior. Quando é solto nas ruas sem motivo, muitas pessoas decidem ajudá-lo a integrar-se na sociedade, mas rapidamente Kaspar transforma-se numa atração popular.

Sem comentários: