quinta-feira, julho 25, 2019

O Transiberiano: Uma Grande Viagem

O Transiberiano é um comboio que percorre a mais longa linha ferroviária do mundo (cerca de 9000 Km). O comboio parte de Moscovo em direção a Vladivostok .
A viagem dura uma semana e cativa passageiros de todo o mundo, como Robert Bird, de Inglaterra: "é a mais longa viagem de comboio que existe. Portanto, há que fazê-la. Pela viagem em si, pelas paisagens, pelos sítios por onde nunca passei. É fascinante."
As carruagens deste comboio tornam-se numa segunda casa para centenas de passageiros. A primeira pergunta que se coloca ao viajante é, como passar o tempo? A maquinista Irina Savina afirma haver "muito poucos passageiros a fazer, de uma só vez, o trajeto Moscovo-Vladivostok. Aqueles que o fazem têm de estar preparados física e mentalmente. Não é fácil passar uma semana inteira num comboio. Mas fazemos tudo o que está ao nosso alcance para tornar a viagem o mais agradável possível."
Na primeira e segunda classes, existem compartimentos para dois ou quatro passageiros. É a opção mais procurada pelos turistas estrangeiros e pelos empresários que preferem este meio de transporte ao avião para se deslocarem entre os centros de negócios russos.
Há cerca de sessenta estações entre Moscovo e Vladivostok. Alguns aproveitam o tempo de paragem para esticar as pernas. Outros saem para visitar as localidades e retomam o Transiberiano mais tarde. Os mais aventureiros viajam em terceira classe, a "platzkart", com carruagens sem compartimentos fechados, onde o convívio é praticamente obrigatório.
 Ao longo das várias paragens, muitos passageiros aproveitam para visitar a histórica cidade siberiana de Ecaterimburgo ou ir até um dos maiores lagos do mundo, o Baikal, antes de se dirigirem para a Mongólia ou para a China. Qualquer que seja o destino ideal, o Transiberiano oferece algo para quase todos os gostos.
Veja em baixo dois vídeos sobre esta mítica viagem de Moscovo até à fronteira da China: O Transiberiano - A maior das viagens.
 Agora veja o segundo vídeo.

Sem comentários: