quarta-feira, julho 17, 2019

O adeus a João Gilberto

João Gilberto (1931-2019) foi um cantor e compositor brasileiro. Considerado um artista genial, revolucionou a música brasileira ao criar uma nova batida de viola com influências do jazz para tocar samba: a chamada "bossa nova".
Dono de uma habilidade ímpar com a voz e a viola, João Gilberto tornou-se conhecido no mundo da música no fim da década de 50, com "Chega de Saudade", que rapidamente se tornou um símbolo da "bossa nova".
A bossa nova é um género musical que surgiu no Brasil no fim da década de 1950. Considerado uma nova forma de tocar samba — sob influência do jazz —, foi concebido por João Gilberto, Tom Jobim, Vinicius de Moraes e jovens cantores e compositores de classe média da Zona Sul da cidade do Rio de Janeiro.
Tem como marco inicial o disco e a canção homónima Chega de Saudade, em 1959, onde João Gilberto cria uma nova batida de viola e canta de modo particular a música composta por Antônio Carlos "Tom" Jobim e Vinicius de Moraes.
O maestro Tom Jobim, cantor e instrumentista de renome, viria a tornar-se o compositor e arranjador dos maiores sucessos deste género musical.
De início, o termo Bossa Nova dizia respeito apenas a um novo modo de cantar e tocar samba, ou seja, a uma reformulação estética dentro do moderno samba carioca urbano.
Com o passar dos anos, a bossa nova tornou-se um dos movimentos mais influentes da história da música popular brasileira, passando a ser conhecida, também, em todo o mundo. Um exemplo disso é a canção "Garota de Ipanema", composta em 1962 por Vinicius de Moraes e Tom Jobim.

Sem comentários: