segunda-feira, julho 29, 2019

A Misteriosa Gruta de Conchas de Margate

A Misteriosa Gruta de Conchas de Margate fica situada em Margate, condado de Kent, uma pequena cidade à beira mar, na Inglaterra.
Esta misteriosa construção coberta de conchas foi descoberta em 1835, quando um lavrador lavrava o seu campo. Depois de ter dado várias cavadelas no chão, um buraco fundo abriu-se e o trabalhador acabou por cair numa estrutura imensa e escura. A notícia espalhou-se pela cidade e James New Love, diretor de uma escola próxima, ofereceu-se para ajudar a investigar a extraordinária descoberta. O seu filho, Joshua, entrou no buraco com uma vela e investigou o que havia por lá. Depois de sair da caverna misteriosa, Joshua descreveu salas cheias de centenas de milhares de conchas cuidadosamente arranjadas. Dois anos depois, em 1837, o local foi aberto ao público pela primeira vez, recebendo a visita de curiosos e turistas até hoje.
A gruta está adornada com 4,6 milhões de conchas e tem 22 metros de passagens subterrâneas sinuosas que conduzem a uma câmara retangular.
A Gruta das Conchas está adornada com símbolos colocados como se fossem mosaicos feitos com milhões de conchas. Alguns deles celebram a vida; outros lembram-nos da morte. A gruta das conchas apresenta uma passagem, uma cúpula e uma câmara de altar. As conchas da gruta incluem vieiras, mexilhões, búzios, amêijoas, caramujos e ostras, e todas podem ser encontradas naquela região. No entanto, as conchas planas devem ter sido trazidas de outro lugar.
Com tantos e intrincados detalhes, numa escala tão grande, duas questões ainda permanecem: quem construiu esta caverna subterrânea e para quê?
Envolta em mistério, alguns acreditam que a gruta já teve um significado religioso - principalmente devido ao teto abobadado e ao espaço reservado para um altar. Ninguém sabe a idade desta gruta, mas algumas teorias indicam que ela tenha sido construída há cerca de 3.000 anos.
Outra teoria sustenta que a gruta foi criada como uma extravagância de um aristocrata em algum momento em 1700. Esta explicação proposta é validada pelo fato de que grutas subterrâneas foram realmente muito populares na Europa em 1700, especialmente entre os ricos. O único problema com esta teoria, porém, é que a sua localização é numa terra cultivada - uma terra que nunca tinha sido parte de uma grande propriedade onde essas edificações criadas apenas por capricho e diversão teriam sido executadas.
Outros acreditam que ela pode ter sido usada como um calendário astrológico no passado. Há aqueles também que dizem que a gruta deve, de alguma forma, estar relacionada com os maçons ou os Cavaleiros Templários. Outros acreditam que a gruta pode datar de 12.000 anos atrás, sustentando que está relacionada com uma misteriosa cultura mexicana...
Os mistérios a ela associados são muitos e têm deixado as pessoas completamente perplexas.
Ao que parece, tão cedo não se irá descobrir a origem deste local misterioso. A idade das conchas pode ser determinada através de datação por carbono, de acordo com o site da Gruta das Conchas, mas é um processo caro e outras questões de conservação estão sendo priorizadas.
Uma coisa é clara, porém: a disposição das conchas deve ter levado inúmeras horas de minucioso trabalho. Infelizmente, muitas conchas da gruta desapareceram ao longo do tempo, perdendo o seu brilho através de danos causados pela água. Ela deve ter sido deslumbrante e colorida quando foi construída.
Esta insólita gruta, com mais de 4,6 milhões de conchas, certamente deve ter sido impressionante e é, sem dúvida, um local digno de visita!



Sem comentários: