terça-feira, julho 30, 2019

A loiça de Viana

"Viana do Castelo", importante centro cerâmico desde o século XVIII,  é para o coleccionador e amante de arte, uma das mais conceituadas marcas de faiança portuguesa.
Com peças de usos diversos, em tons de azul e branco ou cor-de-vinho, a louça de Viana, pintada à mão, continua a ser muito apreciada por coleccionadores, especialmente pela variedade e originalidade das formas e da decoração.
A fábrica de louça de Viana sedeada no Lugar do Cais Novo, na freguesia de Darque, Viana do Castelo, iniciou a sua produção de faiança no ano de 1774, vindo a encerrar em 1855.
Só passados noventa e dois anos, em 1947, é que é fundada a Empresa de Cerâmica Regional Vianense, Lda., mais conhecida por Fábrica da Meadela, com o objectivo de retomar a tradição da cerâmica artística vianense. Produzida em porcelana, distingue-se por ser totalmente pintada à mão e cozida a uma temperatura de 1400º, o que lhe dá uma resistência que outras não possuem.Tendo nos últimos anos adoptado a denominação de "Louça Regional de Viana", produz peças não só decorativas mas também utilitárias e funcionais que podem ser utilizadas no dia a dia.
A louça regional de Viana do Castelo é feita em moldes de gesso e pintada à mão pelos artesãos da região. Os motivos são tradicionais (temas vegetais ou composições geométricas) e pintados numa só cor ou em várias cores (azuis, verdes, amarelos, laranjas), mas predominando o azul.
A louça regional utilitária e decorativa que esta fábrica produz baseia-se em três motivos distintos: motivos religiosos, florais e brasões de famílias antigas que tiveram a sua história na cidade de Viana. Produz igualmente reproduções do séc. XVII e XVIII de peças existentes no Museu de Artes Decorativas da cidade e também uma nova linha do moderno design cerâmico.
 A atravessar um momento difícil, a fábrica da "Louça Regional de Viana", com 242 anos,  encontra-se desde 2012 com a produção suspensa, mantendo somente uma loja/galeria junto à fábrica e um pequeno museu com o valioso espólio de que dispõe.

Sem comentários: