sábado, junho 22, 2019

Ramsés II

Ramesés II foi o terceiro faraó da XIX dinastia egípcia, uma das dinastias que compõem o Império Novo.
Reinou entre aproximadamente 1279 e 1 213 a.C. O seu reinado foi possivelmente o mais prestigiado da história egípcia tanto no aspecto económico e administrativo como no cultural e militar. Foi também um dos mais longos reinados da história egípcia.
Houve 11 faraós com este nome no reino do Egito, mas apenas ele foi chamado de Ramesés, o Grande.
Uma enorme esfinge do faraó egípcio Ramsés II viu finalmente a luz do dia, no passado dia 12 de junho, depois de ter sido recolocada, através de um sistema especial, no Museu Penn, em Filadélfia, onde se encontrava há quase 100 anos.
Segundo o Live Science, que cita o comunicado do Museu Penn, em Filadélfia, a esfinge tem mais de três mil anos e pesa quase 13 toneladas, por isso, embora a nova localização – a entrada principal do museu – ficasse a apenas 76 metros de distância do sítio onde estava desde 1926, o seu transporte representava um grande desafio, como pode ver no vídeo abaixo.
Então, como foi possível transportar a estátua? Em primeiro lugar, o museu fez uma digitalização em 3D da esfinge, para calcular o seu peso e a sua densidade. Depois, em colaboração com uma equipa de engenheiros, conseguiu chegar a uma solução para a mover de forma segura.
A esfinge foi escavada no Templo do Deus Ptá, em Mênfis, cidade do Antigo Egipto, num projeto com a colaboração do Serviço de Antiguidades Egípcias, Fundo de Exploração do Egipto e a Escola Britânica de Arqueologia, tendo sido levada para os EUA em 1913.

Sem comentários: