sexta-feira, junho 14, 2019

Past Perfect

Past Perfect, de Jorge Jácome, foi o grande vencedor do Festival de Curtas Metragens de Hamburgo que decorreu na Alemanha de 4 a 10 de Junho. Depois de no ano passado o seu filme Flores ter vencido o Grande Prémio e o Prémio do Público, o realizador faz o feito inédito de bisar uma vitória no mesmo festival.
Depois de ter sido o primeiro filme português a vencer a Competição Internacional do IndieLisboa, em meados de Maio, Past Perfect continua um percurso fantástico, já que conta com treze selecções até ao momento e três prémios relevantes.

Sinopse:
O filme, baseado num texto para teatro de Pedro Penim, cujas palavras servem de mote à sinopse de um filme que faz um percurso da melancolia - "Muitas cidades ou países apresentam uma malaise distinta. São lugares que podiam ser Portugal, de tão afundados numa dolorosa Saudade do passado, e onde cada tensão do presente é apenas a ponta de um iceberg que se explica em recuos sucessivos que podem ir até à origem das espécies, pelo menos. Esta nostalgia é muitas vezes apresentada como um diagnóstico, uma negação de um presente doloroso em oposição ao desejo de regressar a um passado glorioso."

Sem comentários: