domingo, junho 09, 2019

As Órcades: ilhas com um passado escondido

 As Órcades ou Órcadas ou "Ilhas Orkney" são um arquipélago localizado no Mar do Norte, cerca de 16 km ao largo do Norte da Escócia. Este arquipélago é constituído por cerca de 70 ilhas, das quais 20 são habitadas por cerca de 20 000 pessoas. A maior ilha do arquipélago é The Mainland, onde fica Kirkwall, a capital administrativa.
Do ponto de vista geológico as Órcades são ilhas continentais separadas da Europa e das restantes Ilhas Britânicas durante a subida geral do nível do mar observada no Pliocénico.
As Órcades foram inicialmente colonizadas por pictos e viquingues mas são actualmente uma das Autoridades Unitárias da Escócia.
As ilhas foram, contudo, habitadas desde 3500 a.C., numa primeira fase foram povoadas por um povo conhecido como orcanianos, que estavam divididos em tribos e faziam trabalhos com metal. Depois foram ocupadas pelos pictos.
Daí que estas ilhas tenham uma enorme herança arqueológica pouco conhecida e que é aqui desvendada através do excelente vídeo da BBC Reel que pode ver em baixo.
A economia do arquipélago é sustentada pela indústria de produção de lã, carne, queijo, cerveja, whisky e pelas plataformas petrolíferas que operam ao largo das Órcades.
Em muitos romances relacionados com o lendário Rei Artur, Lothian seria o reino de Lot de Orkney e Morgause, além de ser o local onde nasceu o vilão Mordred.



Sem comentários: