segunda-feira, abril 01, 2019

O Cais das colunas

O Cais das Colunas localiza-se no Terreiro do Paço, no centro histórico da cidade de Lisboa, em Portugal.

Este cais permitia o acesso aos cacilheiros ou outras embarcações que faziam a trajectória entre o Terreiro do Paço e a Margem Sul do rio Tejo

O Cais das Colunas foi sempre a entrada nobre de Lisboa e, nos seus degraus de mármore, vindos do rio, desembarcaram chefes de estado e outras figuras de destaque (como Isabel II de Inglaterra ou Gungunhana, que foi o último imperador do Império de Gaza, no território que actualmente é Moçambique, e o último monarca da dinastia Jamine).


Facto interessante foram os banhos semanais que ocorriam antigamente no cais, nos quais algumas pessoas ousavam banhar-se nuas, o que causou indignação na época.

O seu nome deve-se aos dois pilares erigidos na zona ribeirinha da Praça do Comércio. Esta é uma obra do arquiteto Eugénio dos Santos, concretizada aquando da reconstrução da cidade, após o terramoto de 1755. Os pilares, que encabeçam os degraus de mármore que descem ao Tejo, são de inspiração maçónica e representam as duas colunas do Templo de Salomão (a sabedoria e a devoção).

O Cais das Colunas talvez seja a expressão máxima da integração da cidade com o rio, e vice-versa.

Sem comentários: