sexta-feira, abril 12, 2019

O Bairro Azul

O Bairro Azul é um bairro de Lisboa, edificado na década de 1930, que pertence à freguesia de São Sebastião da Pedreira.
Aqui se encontram equipamentos como a Mesquita Central de Lisboa, a Escola Marquesa de Alorna, o hospital do SAMS, entre outros importantes edifícios.



O Bairro Azul é constituído por um conjunto arquitectónico homogéneo de edifícios com um estilo Art DecoO Bairro Azul, foi assim denominado devido à cor das persianas dos prédios e dos gradeamentos todos azuis à época da sua edificação (entretanto, algumas caixilharias foram adulteradas e a cor azul desapareceu em algumas delas).


A organização do Bairro é delineada por três vias: Rua Fialho de Almeida, Avenida Ressano Garcia, e Avenida Ramalho Ortigão que são paralelas entre si, separadas por prédios de gaveto.
O plano do bairro resultou do desenho de Cristino da Silva para uma vasta urbanização inicial que,  deveria ter sido o remate do prolongamento da Avenida da Liberdade. Devia apresentar-se com arruamentos em simetria, nos dois lados do Parque Eduardo VII. Contudo, o bairro ficou isolado, pois o restante projecto não se realizou.
Baixos-relevos em estuque ou cimento, painéis policromados de mosaico cerâmico, ornatos salientes, pilastras e frisos, balaustradas, frontões e alpendres são motivos que aparecem com abundância em alguns edifícios desta parte da cidade de Lisboa.
Este bairro particularmente notável quanto à sua arquitectura e aos motivos decorativos nela integrados, tem conseguido manter as suas características até à actualidade. 

Sem comentários: