domingo, fevereiro 17, 2019

Sinais de Fogo

Sinais de Fogo é uma obra inacabada de Jorge de Sena e publicada em 1979, um ano após a morte do autor.
Jorge de Sena é um dos mais relevantes escritores de língua portuguesa e figura central do panorama cultural de Portugal do século XX.
A diversidade da sua obra compreende poesia, teatro, ficção, crítica, selecção de antologias, história, traduções, entre outras.
Sinais de Fogo (obra recomendada para o Ensino Secundário como sugestão de leitura, pelo Plano Nacional de Leitura), é um romance autobiográfico de Jorge de Sena, considerado por muitos um marco da literatura portuguesa da segunda metade do século XX e por outros considerado a obra-prima deste que é um dos nomes maiores das letras portuguesas.

Sinopse:
Entre a Lisboa dos últimos tempos de liceu e a Figueira da Foz do veraneio, um jovem Jorge vê-se despertar para o amor, para a sexualidade, para a realidade política e social, num momento em que a guerra civil está prestes a eclodir em Espanha e em que em Portugal a ditadura dá os seus primeiros sinais inequívocos. O romance tem como eixo central a paixão de Jorge por Mercedes e, simultaneamente, mostra como este jovem se descobre poeta. 
Romance de formação que é também o retrato de uma geração no centro da turbulência que marcou a história da Península Ibérica nos anos 30.

Sem comentários: