quinta-feira, fevereiro 07, 2019

O Biscoito da Teixeira

O Biscoito da Teixeira ou Doce da Teixeira é um doce típico português, de cor escura e de sabor intenso. O Biscoito da Teixeira está presente em todas as festas e romarias  (especialmente na época de Verão) do Norte de Portugal.
É artesanal, confeccionado de forma rectangular em forno a lenha, conservando-se por muito tempo, mesmo á temperatura ambiente.
Este biscoito não tem a sua origem histórica bem definida, mas sabe-se que o seu nome deriva da terra onde supostamente terá surgido – freguesia da Teixeira (concelho de Baião) e que a receita foi passando de geração em geração e de romaria em romaria.
Existem dois tipos de biscoito da Teixeira, um mais comum, que se encontra com relativa facilidade nas feiras e romarias do concelho de Baião ou nas terras próximas; e um outro, confecionado em alturas especiais, denominado biscoito fino. Este biscoito fino tem como característica o facto de levar pouca água e de ter uma forma de cozedura diferente.
Trata-se de um biscoito tradicional que, apesar da divulgação da receita – uma vez que também se confeciona noutras terras bem próximas – tem um segredo que lhe confere o sabor único e característico do "verdadeiro" biscoito da teixeira, segredo esse que só as pessoas da terra – que o produzem há muitos anos, ou aprenderam a fazê-lo com os seus antepassados –, sabem.
Se quiser assistir à preparação do Biscoito da Teixeira ou Doce da Teixeira assista a uma rubrica de Culinária da RTP (televisão portuguesa) clicando aqui.  Entretanto, deixo-lhe aqui uma das várias receitas, que aparecem nanet, se quiser candidatar-se à sua preparação.

Ingredientes:
350 g de açúcar amarelo
2 ovos
350 g de farinha de trigo
150 g de farinha de milho
400 ml de água morna
1 pitada de sal
1 colher de sobremesa de canela em pó
1 colher de chá de erva-doce em pó
1 limão (a raspa)
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
Q.b. de óleo (para untar a forma)

Modo de fazer:
Pré-aqueça o forno a 180º C.
Bata com as varas de arames o açúcar com os ovos.
Junte alternadamente as farinhas e a água e misture bem.
Adicione a pitada de sal, a canela, a erva-doce e a raspa de limão.
Acrescente o bicarbonato de sódio e misture.
Coloque o batido numa forma untada de óleo e leve ao forno por cerca de 25 minutos.
Retire do forno, desenforme, deixe arrefecer e delicie-se!

1 comentário:

Anónimo disse...

Adoro este biscoito da Teixeira. Vou fazer rapidamente. Muito obrigada. 💝