terça-feira, janeiro 15, 2019

São Paulo, Prisão de Luanda

São Paulo, Prisão de Luanda é o mais recente livro do lobitanga e amigo Carlos Taveira ou Piri (como era conhecido no Lobito).

Este novo livro, que vai ser lançado no dia 17/01 às 18 h e 30 m, no Corte Inglês, em Lisboa, detalha os horrores e o dia a dia na prisão de São Paulo de Luanda antes e depois do 27 de Maio de 1977.

Quando o "autocarro do amor" chegava à prisão de São Paulo de Luanda os presos sentiam o terror e o medo de que eles poderiam ser os próximos a serem levados para a morte num local desconhecido.

Fixado no Canadá, Carlos Taveira, escreve em português e francês e já publicou:

• Mateus da Costa e os Trilhos de Megumaagee (2006) na Texto Editores; La Traversée des Mondes (2011) , Les Editions L'Interligne, Otava; Mots et Marées (2014), Les Editions L'Interligne, Otava; Mots et Marées , tome 2 (2015), Les Editions L'Interligne, Otava; De la Racine des Orages (2014), Les Editions L'Interligne, Otava (poesia).

Sinopse:

Este é um livro sobre o dia a dia na prisão mais aterradora criada pela ditadura do MPLA, de índole marxista. Ali morreram muitos angolanos.

Em finais de 1976, a cadeia de São Paulo, em Luanda, estava nas mãos da DISA, a polícia política do regime angolano sob a presidência de Agostinho Neto, quando Carlos Taveira, acusado de pertencer à Organização Comunista de Angola (OCA), foi preso sem direito a defesa ou a julgamento, como tantos outros, por tempo indeterminado.

Foi em São Paulo que o autor viveu o golpe de Estado de 27 de Maio de 1977, o grande tabu da história de Angola, que culminou nas execuções de Nito Alves, José Van Dúnem, Sita Valles e milhares de supostos apoiantes.

Um livro escrito sem ressentimento, com um invulgar e muito inteligente sentido de humor, mesmo quando o pano de fundo é trágico.

Sem comentários: