sábado, junho 09, 2018

Portugal, Tão Diferente de seu Ser Primeiro

 Os reinos e os impérios poderosos,
Que em grandeza no mundo mais cresceram,
Ou por valor de esforço floresceram,
Ou por varões nas letras espantosos.

Teve Grécia Temístocles; famosos,
Os Cipiões a Roma engrandeceram;
Doze Pares a França glória deram;
Cides a Espanha, e Laras belicosos.

Ao nosso Portugal, que agora vemos
Tão diferente de seu ser primeiro,
Os vossos deram honra e liberdade.

E em vós, grão sucessor e novo herdeiro
Do Braganção estado, há mil extremos
Iguais ao sangue e mores que a idade.
Luís Vaz de Camões - "Sonetos"

sexta-feira, junho 08, 2018

Stand By Me

Oiça o cantor Ben E.King em Stand By Me (1961).
Ben E. King, (1938 -2015), foi um cantor de Soul americano. Nasceu em Henderson, Carolina do Norte, mas mudou-se para o Harlem, em New York, com a idade de 9 anos. Ele é, talvez, mais conhecido como vocalista e co-compositor da música Stand by Me do álbum Don't Play That Song gravado em 1961 e lançado em 1962.
When the night has come
And the land is dark
And the moon
Is the only light we'll see

No, I won't be afraid
Oh, I won't be afraid
Just as long as you stand
Stand by me

So, darlin', darlin', stand by me
Oh, stand by me
Oh, stand, stand by me
Stand by me

If the sky that we look upon
Should tumble and fall
Or the mountain
Should crumble to the sea

I won't cry, I won't cry
No, I won't shed a tear
Just as long as you stand
Stand by me

And, darlin', darlin', stand by me
Oh, stand by me
Woah, stand now
Stand by me, stand by me

Darlin', darlin', stand by me
Oh, stand by me
Oh, stand now
Stand by me, stand by me

Whenever you're in trouble
Won't you stand by me
Oh, stand by me
Woah, stand now
Oh, stand by me
Ben E.King

quinta-feira, junho 07, 2018

O Castelo de Himeji

O Castelo de Himeji (1333), também conhecido como Hakurojō ou Shirasagijō devido ao seu brilhante exterior branco, é um complexo palaciano com 82 edifícios de madeira, localizado na cidade de Himeji, Província de Hyogo, no Japão.
Uma das mais antigas estruturas ainda existentes do Período Sengoku, é considerado como um Tesouro Nacional do Japão, tendo sido classificado como Património Mundial da Humanidade pela UNESCO, em Dezembro de 1993.
Castelo de Himeji, juntamente com o Matsumoto-jo e com o Kumamoto-jo, é um dos "Três Famosos Castelos" do Japão e um dos mais visitado do país.
A torre principal foi restaurada em 1910.
A cidade de Himeji foi bombardeada em 1945, no final da Segunda Guerra Mundial. Apesar de a maior parte da área circundante ter sido completamente incendiada, o castelo sobreviveu sem sofrer danos, à excepção de alguns impactos resultantes das explosões nas redondezas.
Os esforços para restaurar o castelo começaram em 1956, e durante o processo foram usados, apenas, equipamentos e métodos tradicionais, tendo o restauro ficado concluído em 1964.
O Castelo de Himeji é um excelente exemplo do protótipo de Castelo Japonês, contendo muitas das características de defesa e de arquitectura militar mais associadas a este tipo de edificações. As altas fundações em aparelho de pedra, as paredes brancas e a organização interna dos edifícios no complexo são elementos padrão de qualquer castelo daquele país. Este monumento também exibe muitos outros exemplos do típico desenho japonês, incluindo os locais de posicionamento de armas e as aberturas para lançar pedras.
Um dos elementos defensivos mais importantes do Castelo de Himeji, e talvez o mais famoso, é o confuso labirinto de caminhos que conduzem à fortaleza principal. Os portões, as muralhas exteriores e outras paredes do complexo estão organizados por forma a confundir as forças invasoras e permitir um ataque mais rápido e eficiente.
A espiral em volta do castelo, com muitos caminhos sem saída, permitia que os atacantes fossem observados e atacados a partir da fortaleza durante todo o seu caminho de aproximação.
Senhime e Honda e Honda Heihachirō, 
A Nishinomaru é uma das secções mais famosas, além da torre principal, encontrando-se na ala Oeste do castelo. Neste sector viveu Senhime, a filha do shógun Tokugawa Hidetada, em 1615, a qual foi esposa durante onze anos de Honda Tadatoki, embora a morte deste, em 1626, a tenha obrigado a regressar a Edo, a capital do xogunato.
Embora, actualmente, a maioria da ala esteja em ruínas, existem alguns pavilhões em melhor estado, como o Hyakkenroka (grande corredor) e o Keshō yagura (pavilhão das mulheres). Acredita-se que este último foi o salão onde Senhime se vestia.





quarta-feira, junho 06, 2018

Em caso de incêndio...

Em caso de incêndio... Veja o que pode fazer!
Quase toda a gente tem uma garrafa de Coca Cola em casa. Apesar de não ser benéfica para o nosso organismo, a coca tornou-se na bebida favorita de muitas pessoas.
Pode não fazer bem à saúde, mas, pode salvar a nossa vida.
Estão confusos?
Nós explicamos como e por quê !!!
Uma garrafa de Coca Cola pode ser a diferença entre a vida e a morte em caso de incêndio numa casa. Ela pode fazer com que, em segundos, possamos extinguir o fogo. Quase ninguém tem um extintor à mão, por isso é melhor ter um plano B. E esse plano B é a bebida de que vos falo.
Querem saber como reagir em caso de incêndio?
Primeiro, abram a tampa da garrafa de Coca Cola, coloquem, depois, o polegar sobre a abertura e agitem o máximo que puderem! Quando a espuma da bebida começar a subir, abram a garrafa em direção ao fogo.
No vídeo baixo, podem ver um bombeiro a demonstrar esta técnica maravilhosa e barata.
Esta dica pode fazer a diferença numa situação aflitiva.
Assista e saiba o que fazer neste tipo de situações !!!...

terça-feira, junho 05, 2018

O Dia da Sobrecarga da Terra

O que é o Dia da Sobrecarga da Terra?
Imagine que já tinha feito, para o ano inteiro, todas as suas compras de supermercado e hoje, 5 de junho, tudo já tivesse acabado.
Esta analogia serve para explicar o que está a acontecer com os recursos naturais da Terra. Já usámos nestes últimos meses, toda a água, a energia, os minerais e vegetais que o planeta tem capacidade para produzir e utilizar num período de 365 dias. Ou seja, neste período de tempo, já ultrapassámos o nosso orçamento de recursos naturais disponível e agora estamos no vermelho!

Assim, com o nosso ritmo atual de consumo e estilo de vida, precisaríamos ter 1,7 planetas para atender às nossas necessidades.
Analisando, também, as pegadas de carbono dos países separadamente, verificamos que a Austrália é o país que aparece em pior lugar no ranking, necessitando de 5,2 planetas por ano. Logo em seguida, estão os Estados Unidos, com 5 e o Brasil na 13ª posição, precisando de 1,8 planetas.

segunda-feira, junho 04, 2018

Eu queria trazer-te uns versos muito lindos

Eu queria trazer-te uns versos muito lindos
colhidos no mais íntimo de mim...
Suas palavras
seriam as mais simples do mundo,
porém não sei que luz as iluminaria
que terias de fechar teus olhos para as ouvir...
Sim! Uma luz que viria de dentro delas,
como essa que acende inesperadas cores
nas lanternas chinesas de papel!
Trago-te palavras, apenas... e que estão escritas
do lado de fora do papel... Não sei, eu nunca soube o que dizer-te
e este poema vai morrendo, ardente e puro, ao vento
da Poesia...
como
uma pobre lanterna que incendiou!
Mario Quintana

domingo, junho 03, 2018

O Escafandro e a Borboleta

O Escafandro e a Borboleta é um filme franco-estadunidense de 2007, realizado por Julian Schnabel que conta com as interpretações de: Mathieu Amalric, Emmanuelle Seigner, Marie-Josée Croze .
O roteiro é uma adaptação do livro homónimo, autobiográfico, de Jean-Dominique Bauby.

Sinopse:
Jean-Dominique Bauby (Mathieu Amalric) tem 43 anos, é m jornalista, editor da revista Elle, e um apaixonado pela vida. Mas, subitamente, tem um derrame cerebral. Vinte dias depois, ele acorda. Ainda está lúcido, mas sofre de uma rara paralisia: o único movimento que lhe resta no corpo é o do olho esquerdo. Está encerrado no seu corpo. Bauby recusa-se a aceitar seu destino. Aprende a comunicar-se piscando letras do alfabeto, e formando palavras, frases e até parágrafos. Cria um mundo próprio, contando com aquilo que não se paralisou: a sua imaginação e a sua memória.
 Esse livro e este caso verídico estiveram na base deste filme  que conquistou o prémio de melhor realizador em Cannes, em 2007.