sábado, maio 05, 2018

Ilha do Príncipe: Um Mundo a Descobrir.

Se existe paraíso ele fica na Ilha do Príncipe. 
A Ilha do Príncipe é a segunda maior ilha do arquipélago de São Tomé e Príncipe, que é constituído por duas ilhas principais, ambas pertencentes à linha vulcânica dos Camarões. Administrativamente, esta ilha constitui, desde 1995, uma região autónoma.
A ilha tem uma área de 142 km² e uma população estimada, em 2006, de 6737 habitantes. A capital é Santo António.
Com 31 milhões de anos, o Príncipe é a primeira reserva mundial da Biosfera do arquipélago são-tomense, nomeada pela Unesco, e passou a ser a primeira reserva africana a integrar a rede mundial da biosfera costeira, provando que a relação entre o homem e a natureza é sustentável.
A ilha do Príncipe situa-se a nordeste da Ilha de São Tomé a cerca de 140 km de distância, no Golfo da Guiné.
De origem vulcânica, com uma vegetação densa e clima equatorial, a ilha é muito acidentada, atingindo 948 metros no Pico do Príncipe, localizado no sul da ilha e que faz parte do Parque Natural Ôbo.
No interior da ilha existe uma floresta tropical densa, onde a flora é bastante diversificada. A ilha é também um santuário da vida selvagem, pois podem ser observadas muitas espécies raras de animais (especialmente aves).
Assista aqui ao episódio 5 de um pequeno documentário (Um Mundo a Descobrir) sobre esta ilha do arquipélago de São Tomé e Príncipe.
Príncipe é um documentário da Fresco Produções que conta com o trabalho do jornalista André Pipa, a produção de Paulo Portugal Moreira, a locução de Luís Maia e a edição de Ricardo Santos.
Entretanto, para abrir o apetite, assista ao trailer de um outro documentário - Ilha do Principe - O éden esquecido do Atlântico (que pode também ver na íntegra aqui). 

sexta-feira, maio 04, 2018

O Conflito no Curdistão

O Curdistão, é o nome dado a uma região histórico-cultural do Médio Oriente maioritariamente habitada pelos curdos. Com cerca de 500.000 km², compreende partes da Turquia, do Irão, da Síria e do Iraque.
Atualmente, os curdos são cerca de 30 milhões de pessoas, na sua maioria muçulmanos sunitas, que se organizam em tribos e, que na sua maior parte, falam a língua curda.
Os curdos constituem a mais numerosa nação sem Estado no mundo.
As maiores cidades do Curdistão são Erbil e Kirkuk (no Iraque) , Erzurum e Diyarbakır (na Turquia), Kermanshah e Sanandaj (no Irão) e Al-Qamishli (na Síria).
O Conflito no Curdistão é uma apresentação elaborada por um grupo de alunas do 12º C.
Ora veja.

quinta-feira, maio 03, 2018

Os Conflitos Indo-Paquistaneses



Fique a conhecer ou a compreender melhor os Conflitos Indo-Paquistaneses através da apresentação que se segue.


Esta apresentação é o resultado do trabalho de um grupo de alunas do 12º C.

quarta-feira, maio 02, 2018

Programa Cidades Sustentáveis

Assista a dois vídeos institucionais do Programa Cidades Sustentáveis.
Uma realização da Rede Nossa São Paulo, da Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis e do Instituto Ethos, o programa oferece uma plataforma que funciona como uma agenda para a sustentabilidade,.
Este programa incorpora de maneira integrada as dimensões social, ambiental, económica, política e cultural e aborda as diferentes áreas da gestão pública em 12 eixos temáticos. A cada um deles estão associados indicadores, casos exemplares e referências nacionais e internacionais de excelência.
Está-se perante a oportunidade de criar um novo padrão de relação dos cidadãos com a política, onde os candidatos assumem compromissos concretos e os cidadãos acompanham os resultados desses compromissos de acordo com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, da ONU.
Agora o 2º vídeo Institucional do Programa Cidades Sustentáveis.

segunda-feira, abril 30, 2018

Survivor

No começo do ano de 2017, os centros académicos da POLI-USP (Brasil) fizeram um vídeo com alunas, professoras e funcionárias da faculdade.
Este vídeo teve um impacto enorme nas redes sociais e uma grande e positiva repercussão.
Por causa deste impacto, um grupo responsável por estes vídeos, composto por 12 meninas, foi convidado para ir a uma conferência da ONU, em Nova Iorque, voltada para mulheres.


Caso ainda não o tenha visto ou, se o quiser rever e emocionar-se de novo, aqui está o vídeo que foi exibido na ONU!
Não perca, vale bem a pena.

domingo, abril 29, 2018

Viena: O Mundo Segundo Os Brasileiros

Conheça a cidade de Viena, na Áustria, a partir do programa: O Mundo Segundo Os Brasileiros.
Viena é a capital da Áustria e um dos nove estados austríacos. Com mais de 1,6 milhão de habitantes, de acordo com dados da Eurostat em 2013, é a cidade mais populosa na Áustria contando, ainda, com 2,6 milhões de habitantes na sua região metropolitana - o que equivale a cerca de um quarto da população total do país.
Viena é, ainda, a sétima maior cidade da União Europeia e a segunda maior cidade de língua alemã no mundo, depois de Berlim.
Esta cidade é sede de várias organizações internacionais, como a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) e a Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE). O Centro Internacional de Viena (UNRISD) abriga uma das quatro sedes das Organização das Nações Unidas (ONU). A Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA) também está sediada na cidade. Devido à sua importância política internacional, Viena está entre as cidades globais no mundo .