sábado, março 31, 2018

Os Borrachos

Em Valença (no norte de Portugal), os borrachos são o doce de eleição na Páscoa. São servidos quentes ou mornos, dentro da calda.

Ingredientes:
Para a massa
1 colher (chá) de canela
250 g de pão ralado
50 g de açúcar
5 ovos grandes

Para a calda
1 casca de limão
1 pau de canela
250 g de açúcar
500 ml de vinho verde branco

Confeção:
Bata muito bem os ingredientes da massa sendo que deverá adicionar os ovos individualmente para serem bem absorvidos pelo pão e obter um preparado bem ligado.

Coloque um tacho ao lume com o vinho, a casca de limão, o pau de canela e o açúcar para fazer a calda.

Entretanto, frite os borrachos em óleo bem quente, moldando a massa com o auxílio de duas colheres. À medida que os frita, vá deitando na calda, que ainda se encontra a ferver no tacho, sobre lume brando.

sexta-feira, março 30, 2018

A Quaresma e o Bacalhau Espiritual

 A Quaresma é o período de 40 dias entre a quarta-feira de cinzas e o domingo de Páscoa. De acordo com a tradição da Igreja Católica, são dias de penitência. Umas delas é o jejum de carne.
A regra já foi mais rigorosa, hoje não é considerada por uns e cumprida somente na Sexta-Feira da Paixão, por outros. Mas há ainda muita gente que a segue.
A Igreja Católica, implementou este costume para simbolizar o jejum que Jesus fez nos 40 dias que antecederam a sua morte. Assim sendo, não se comeria carne durante essa época, mas sim peixe.
Esta prática é adotada no sentido de se renovar, de se purificar, afastando-se do pecado que é a carne (a carne tornou-se símbolo de gula e pecado na Idade Média, pois era consumida apenas em banquetes, pelas cortes e pessoas nobres), sublinha a importância de Deus na vida das pessoas, como alimento da alma e também a necessidade de se afastar do consumismo.
Para quem segue estes preceitos, aqui fica uma receita de Bacalhau Espiritual. É um prato cheio de cor e com um aroma intenso, que conquista até os mais novos.

Ingredientes:
800 g bacalhau
2 folhas de louro
qb pimenta
qb sal
1/2 pão de forma
250 ml leite
150 ml azeite
400 g cebola
4 dentes de alho
200 g cenoura
500 ml molho béchamel
200 g queijo ralado

Confeção:
Coza o bacalhau com 2,5 litros de água, 1 folha de louro, pimenta e sal. Depois de cozido, retire as espinhas e a pele e reserve as lascas de bacalhau. Preaqueça o forno a 180º C.
Embeba o pão em leite. Deixe que este se desfaça e depois escorra. Reserve o pão.
Num tacho com o azeite refogue as cebolas cortadas em meias luas, o alho picado, as cenouras raladas e a outra folha de louro, até a cenoura começar a perder a cor.
Adicione as lascas de bacalhau e deixe refogar até o bacalhau ganhar gosto. Retire a folha de louro. Para ligar todos os ingredientes, junte o pão. Deixe cozinhar durante 5 minutos.
Acrescente o molho béchamel já preparado e envolva bem.
Deite o preparado num tabuleiro de forno, salpique com o queijo e leve ao forno a gratinar durante 10 minutos, ou até criar uma crosta dourada. Sirva de imediato e acompanhe com uma salada verde.

quinta-feira, março 29, 2018

O Desfile dos Bois da Páscoa

Recentemente a localidade de Arcos de Valdevez (no Minho) foi palco da iniciativa "Bois da Páscoa". Esta é uma tradição secular que foi retomada, recuperando usos e costumes enraizados neste concelho há já longos anos.

Dezenas de exemplares de bovinos desfilaram pela avenida principal do concelho onde foram apresentados os melhores e mais corpulentos exemplares da raça, devidamente enfeitados.

O Desfile dos Bois da Páscoa é uma velha tradição que tem como objetivo mostrar ao público os exemplares que depois do desfile serão abatidos e a sua carne comercializada por altura da Páscoa, proporcionando à população uma carne saborosa e de qualidade.

Os bois desfilam engalanados, para destacar as suas melhores qualidades, tentando desde cedo atrair os compradores para os repastos pascais. Foram dezenas de exemplares de raça bovina que desfilram pela Avenida principal dos Arcos, acompanhados de vários elementos de ranchos folclóricos do concelho, trajados a rigor que recriaram um ambiente de festa com muita música e animação.

A recuperação deste costume secular dá a conhecer um vasto património cultural e permite a dinamização do tecido empresarial e do turismo local.

E a agora a Rusga dos Bois da Páscoa.

quarta-feira, março 28, 2018

Portugal em 1950

Jean Dieuzaide - Portugal 1950's
Aprecie o vídeo Old Portugal in 1950 que fala da nossa história, dos nossos monumentos e de como sobreviveu o nosso país, à Segunda Guerra Mundial.  Este pequeno documentário de época, mostra em particular as cidades de Lisboa e do Porto e a vila da Nazaré e, as nossas fontes de rendimento (a cortiça, a pesca, a vinha e do vinho do Porto).
O documentário termina com um rancho folclórico a executar uma das nossas danças tradicionais.
Ora veja!
Vale bem a pena.
Só passaram 60 e poucos anos e as diferenças, relativamente aos dias de hoje, são muitas.
Não perca!

terça-feira, março 27, 2018

Visita Guiada: Palácio e Parque de Monserrate

Assista a mais um programa Visita Guiada (da RTP2), pelas mãos da jornalista portuguesa Paula Moura Pinheiro, ao Palácio e ao Parque de Monserrate, em Sintra (Portugal).

O Palácio e o Parque de Monserrate, são célebres internacionalmente desde os inícios do séc. XIX.

O Parque é um dos melhores exemplos da arquitectura paisagista europeia da época; o Palácio, uma criação magnífica, híbrida na exuberante mistura de estilos: do mourisco ao gótico medieval.

Mas, não foram as qualidades objectivas da quinta de Monserrate que lhe conferiram a celebridade, mas Lord Byron, que a visitou porque ali vivera William Beckford, outro dos heróis literários ingleses.

Em 1809, Byron cantou num dos seus mais famosos poemas a beleza de Monserrate e transformou-a em ícone do romantismo europeu.



segunda-feira, março 26, 2018

Show das Poderosas

Oiça a cantora brasileira Anitta em o Show das Poderosas (clipe oficial).
Anitta, é uma cantora, compositora, atriz e apresentadora brasileira.
Tornou-se um fenómeno de sucesso , em 2012, com a canção "Meiga e Abusada" e com este "Show das Poderosas",
Prepara, que agora é a hora
Do show das poderosas
Que descem e rebolam
Afrontam as fogosas
Só as que incomodam
Expulsam as invejosas
Que ficam de cara quando toca
Prepara

Se não tá mais à vontade, sai por onde entrei
Quando começo a dançar, eu te enlouqueço, eu sei
Meu exército é pesado, e a gente tem poder
Ameaça coisas do tipo: Você!
Vai!

Solta o som, que é pra me ver dançando
Até você vai ficar babando
Para o baile pra me ver dançando
Chama atenção à toa
Perde a linha, fica louca

Solta o som, que é pra me ver dançando
Até você vai ficar babando
Para o baile pra me ver dançando
Chama atenção à toa
Perde a linha, fica louca

Prepara, que agora é a hora
Do show das poderosas
Que descem, rebolam
Afrontam as fogosas
Só as que incomodam
Expulsam as invejosas
Que ficam de cara quando toca
Prepara

Se não tá mais à vontade, sai por onde entrei
Quando começo a dançar, eu te enlouqueço, eu sei
Meu exército é pesado, e a gente tem poder
Ameaça coisas do tipo: Você!
Vai!

Solta o som, que é pra me ver dançando
Até você vai ficar babando
Para o baile pra me ver dançando
Chama atenção à toa
Perde a linha, fica louca

Solta o som, que é pra me ver dançando
Até você vai ficar babando
Para o baile pra me ver dançando
Chama atenção à toa
Perde a linha, fica louca
Fica louca
Fica louca
Prepara

domingo, março 25, 2018

A Aldeia da Paradinha

A aldeia da Paradinha, em Arouca, é uma aldeia onde domina o casario de xisto e ardósia. É uma aldeia rodeada de montanhas e banhada pelo Rio Paiva, pelo que a paisagem natural lhe dá um enquadramento especial, transformando-a num recanto deslumbrante que deve descobrir.
Não deixe de visitar o miradouro "Mira Paiva" que é um ponto panorâmico sobre toda a área até ao rio Paiva. A partir deste local pode observar Paradinha, o seu casario, os pequenos campos de cultivo em socalcos e a praia fluvial (Praia Fluvial da Paradinha).
Na povoação pode visitar a Capela da Paradinha e apreciar as casas tradicionais e muitas marcas das antigas tradições e do quotidiano do local, como mós, moinhos, carros de bois, arados e outros utensílios ligados à agricultura, mas também eiras, canastros, espigueiros, fornos, adegas, lareiras e lagares de azeite.
Se apreciar emoção, o rio Paiva é palco para a prática de diversos desportos radicais. Não perca também, a oportunidade de caminhar pelos trilhos ali existentes e apreciar a natureza deste local, que faz parte do Geopark de Arouca (reconhecido pela UNESCO como Património Geológico da Humanidade).
Assista, agora,  ao "Verão Total" programa da  RTP1 (2009) sobre a Aldeia da Paradinha.
"Verão Total 2009" - Aldeia Paradinha, Arouca RTP1 from Rui Pedro Lamy on Vimeo.