sábado, março 24, 2018

Uma Base de Dados de Truz

Caretos de Podence





Quer ficar a conhecer uma base de dados acerca de Portugal? Então clique aqui.
É um arquivo impressionante de Dias Dos Reis!! Aqui encontra foto de lugares, festas, monumentos, gentes e cultura. Tudo por distrito.
Para guardar e ir vendo aos pouquinhos...
Não perca e delicie-se…




sexta-feira, março 23, 2018

O mar dos meus olhos

Há mulheres que trazem o mar nos olhos
Não pela cor
Mas pela vastidão da alma
E trazem a poesia nos dedos e nos sorrisos
Ficam para além do tempo
Como se a maré nunca as levasse
Da praia onde foram felizes
Há mulheres que trazem o mar nos olhos
pela grandeza da imensidão da alma
pelo infinito modo como abarcam as coisas e os homens...
Há mulheres que são maré em noites de tardes... e calma
Sophia de Mello Breyner Andresen

quinta-feira, março 22, 2018

O lixo na Suécia


A cidade de Borás, na região Sul da Suécia, reaproveita 99% do lixo produzido. Apenas 1% não tem serventia alguma e vai para os aterros.
Por causa do lixo que é transformado em energia, os moradores pagam até 50% a menos na conta de luz e o transporte público sai 20% mais barato.
Ora veja!

quarta-feira, março 21, 2018

Primavera

Oiça o cantor brasileiro Tim Maia em Primavera.
Quando o inverno chegar
Eu quero estar junto a ti
Pode o outono voltar
Eu quero estar junto a ti

Porque (é primavera)
Te amo (é primavera)
Te amo, meu amor

Trago esta rosa (para te dar)
Trago esta rosa (para te dar)
Trago esta rosa (para te dar)

Meu amor
Hoje o céu está tão lindo (vai chuva)
Hoje o céu está tão lindo (vai chuva)

Hoje o céu está tão lindo (vai chuva)
Hoje o céu está tão lindo (vai chuva

terça-feira, março 20, 2018

O Pesadelo de Darwin

O Pesadelo de Darwin é um documentário de 2004, escrito e realizado por Hubert Sauper e resultou de uma parceria entre a França, a Bélgica e a Áustria.
O filme estreou em 2004 no Festival Internacional de Cinema de Veneza e, foi indicado para o Oscar de melhor documentário em 2006.
Sinopse:
O filme aborda os efeitos sociais e ambientais, no Lago Vitória, na Tanzânia, provocados pela indústria da pesca.
Nas margens do Lago Vitória, o maior lago tropical do mundo, considerado como o berço da Humanidade vive-se o pior pesadelo da globalização.
Na Tanzânia, nos anos 1960, a Perca do Nilo, uma espécie de predador voraz é introduzida no lago, como experiência científica. Depois, praticamente todas as populações de peixes indígenas são dizimadas. Desta catástrofe ecológica nasce uma indústria frutuosa, pois a carne branca do enorme peixe é exportada com sucesso para todo o hemisfério norte.
Pescadores, políticos, pilotos russos, prostitutas, industriais e comissários europeus são os actores de um drama que ultrapassa as fronteiras daquele país africano.
No céu, enormes aviões de carga da ex-União Soviética realizam um balé incessante, abrindo a porta a outro tipo de comércio: o comércio de armas.
 
O PESADELO DE DARWIN - Darwin's Nightmare (2004) LEGENDADO PT from mddvtmtv93 on Vimeo.

segunda-feira, março 19, 2018

A Ilha Migingo

Migingo é um pedaço de terra menor que um estádio de futebol. Esta ilha fica localizada no Lago Victória, o maior lago da África e o maior lago tropical do mundo.
Mesmo sendo uma pequena ilha, este bocado de terra abrigava cerca de 131 pessoas (censo de 2009) que viviam amontoados em cabanas feitas de papelão e madeira. A maioria dos habitantes são pescadores e comerciantes de peixe. A ilha foi habitada, no início da sua ocupação, por dois homens quenianos: Dalmas Tembo e George Kibebe.
Quando chegaram, em 1991, a ilha estava coberta de mato e infestada de cobras e pássaros.
Um pouco depois, aos dois homens juntaram-se cerca de 60 pescadores que decidiram permanecer por lá e tornar a ilha habitável depois de descobrirem que a região era rica em Perca do Nilo.
A Perca do Nilo é um peixe originário da Etiópia que pode chegar a medir 2 metros de comprimento. Na década de 60, foi introduzido no Lago Vitória como experiência científica. A perca é um predador voraz capaz de dizimar populações de peixes de qualquer região.
Desta catástrofe ecológica, nasceu uma indústria riquíssima baseada na Perca do Nilo. A sua carne branca é exportada com sucesso para todo o hemisfério norte.
Depois da invasão dos peixes, veio a ocupação de moradores do Quénia, do Uganda e da Tanzânia que transformaram a ilha num centro comercial.
Todos os dias, cerca de 100 barcos transportam o pescado para a pesagem e a venda. Depois de serem vendidos para empresas, os peixes são levados para o continente (Quénia), de onde são exportados para a Europa.  A Perca do Nilo é fundamental para a indústria da pesca e vital para as economias do Uganda, do Quénia e da Tanzânia.
A existência destes predadores gigantescos e nocivos ao equilíbrio ambiental, gerou disputa territorial entre o Uganda e o Quénia.
Tecnicamente, a Ilha Migingo pertence ao Quénia e está dentro da fronteira internacional do país, definida em documentos oficiais. Mas em 2009, o governo do Uganda afirmou que Migingo pertence às águas de Uganda e, portanto, é ilegal a pesca para os quenianos.
Mesmo sendo uma minúscula ilha, com 2.000 m², cerca de metade do tamanho de um campo de futebol, abriga hoje cerca de 400 pessoas, a maioria pescadores e comerciantes de peixe.
Para quem a olha de longe, a ilha Migingo, no Lago Vitória – na África Oriental – não vale nada, mas este espaço tem sido motivo de conflito constante entre estes dois países vizinhos.  A tensão espalha-se pelos pescadores, que precisam de dividir entre si um  espaço minúsculo, garantir os seus direitos e o seu rendimento no final de cada mês.
Toda esta disputa começou em 2009, quando piratas começaram a saquear os bens locais, como dinheiro, motores de barco e, claro, as Percas –  muito valiosos na região.
Hoje, embora seja considerada um dos piores locais do mundo, os conflitos estão mais atenuados pelo que Migingo se tornou num próspero centro comercial, de tal maneira que conta com cinco bares, um salão de beleza, uma farmácia, bem como vários hotéis e numerosos bordéis.