sábado, janeiro 27, 2018

A Mania das Selfies

Veja o vídeo abaixo que alerta para a utilização abusiva dos telemóveis e para a mania das selfies.
Esta é uma excelente campanha de prevenção rodoviária. Já todos estamos fartos de ver pessoas que se comportam desta maneira quer seja com acontecimentos banais do quotidiano quer seja com acidentes.
Uma verdadeira crítica à nossa sociedade voyeurista e narcisista.
Aqui está o spot na íntegra, a partilhar sem moderação.

sexta-feira, janeiro 26, 2018

Curió do Bico Doce

Oiça Curió do Bico Doce um Carimbó do compositor brasileiro Gonzaga Blantez, na versão de David Santos .
Curió do bico doce, passarinho quem te trouxe pra chamar meu carimbó
Foi Verequete, Verê
Foi Verequete, Verê
Foi Verequete, foi Lucindo e Cupijó.
Curió do bico doce, passarinho quem te trouxe pra chamar meu carimbó
Foi Verequete, Verê
Foi Verequete, Verê
Foi Verequete, foi Lucindo e Cupijó.
Na sombra do cajueiro
Lá no fundo do quintal
A moça que roda a saia é mimo de Marambaia na roda de carimbó
Na sombra do cajueiro
Lá no fundo do quintal
A moça que roda a saia é mimo de Marambaia na roda de carimbó
Curió do bico doce, passarinho quem te trouxe
Pra chamar meu carimbó
Curió do bico doce, passarinho quem te trouxe
Pra chamar meu carimbó
Curió do bico doce, passarinho quem te trouxe
Pra chamar meu carimbó
Curió do bico doce, passarinho quem te trouxe
Pra chamar meu carimbo.

quinta-feira, janeiro 25, 2018

Gatos

Gatos (Kedi), é um documentário (2016) da realizadora turca Ceyda Torun. Este documentário é uma espécie de carta de amor aos gatos e à cidade de Istambul.
Istambul, a antiga Bizâncio e Constantinopla, é a maior cidade da Turquia, a quarta maior do mundo, rivalizando com Londres como a mais populosa da Europa, com 13 120 596 habitantes na sua área metropolitana (2010). A grande maioria da população é muçulmana, mas também há um grande número de laicos e uma ínfima minoria de cristãos e judeus.
Foi a capital do Império Romano do Oriente e do Império Otomano até 1923, cujo governante máximo, o sultão, foi durante séculos reconhecido como califa, o chefe supremo de todos os muçulmanos, o que fazia da cidade uma das mais importantes de todo o Islão.
Sinopse:
Depois de uma pesquisa intensa, que começou com a recolha de 35 histórias de gatos vadios, a realizadora turca acabou por filmar apenas as de sete desses gatos. Seguiu-os por ruelas, barcos, cafés, becos, mercados ou casas de portas abertas, sempre em absoluta de liberdade.
Cada um destes felinos foi batizado com um nome: Sari, Bengü, Psikopat, Deniz, Aslan Parçasi, Duman e Gamsiz.
É um documentário mágico que nos conduz numa viagem pelas ruas de Istambul juntamente com estes seus habitantes de quatro patas que têm personalidades distintas.
Gatos (Kedi) tornou-se um verdadeiro fenómeno mundial, tanto junto do público como da crítica, que não ficou indiferente ao charme destes animais e da cidade de Istambul.
Não deixe, por isso, de ver o trailer oficial (em baixo) deste documentário.
Ora veja!

quarta-feira, janeiro 24, 2018

Conhece a Islândia?

Conhece a Islândia?
Não? Então fique a conhecer o país do fogo e do gelo, através deste post e da apresentação abaixo.
A Islândia é um país nórdico, insular, situado no Atlântico Norte. O seu território abrange a ilha homónima e algumas pequenas ilhas, localizadas entre a Europa continental e a Gronelândia.
O país conta com uma população de quase 320 mil habitantes numa área de cerca de 103 mil Km2.  A capital e maior cidade do país é Reiquejavique, cuja área metropolitana abriga cerca de dois terços da população nacional.
Devido à sua localização na dorsal mesoatlântica, a Islândia tem uma grande atividade vulcânica e um importante gradiente geotérmico, o que afeta muito a sua paisagem.
O interior é constituído principalmente por um planalto constituído por campos de areia, montanhas e glaciares. Aquecida pela corrente do Golfo, a Islândia tem um clima temperado tendo em conta a sua latitude, facto que lhe proporciona um ambiente habitável.
Até ao século XX, a população islandesa era fortemente dependente da pesca e da agricultura e o território do país era, entre 1262 e 1918, parte das monarquias norueguesa e, mais tarde, dinamarquesa. No século XX, a economia e o sistema de proteção social da Islândia desenvolveram-se rapidamente e, nas últimas décadas, o país tem implementado o livre comércio no Espaço Económico Europeu, acabando com a dependência da pesca e investindo em novos domínios económicos no setor de serviços, finanças e de vários tipos de indústrias.
A Islândia é um país desenvolvido e tecnologicamente avançado cuja cultura se baseia no património cultural das nações nórdicas.
A herança cultural do país inclui a cozinha tradicional islandesa, a poesia e as sagas islandesas medievais.
Nos últimos anos, a Islândia tornou-se uma das nações mais ricas e desenvolvidas do mundo, tendo sido classificada pela Organização das Nações Unidas como o terceiro país mais desenvolvido do mundo. Em 2008, contudo, o sistema bancário do país falhou, causando contração económica significativa, o que fez com que o país perdesse várias posições na lista dos países com maior PIB per capita.
Como pode ver a seguir, a Islândia é um belo paraíso vulcânico.

terça-feira, janeiro 23, 2018

Brincadeiras de Gatos

O gato é um mamífero carnívoro da família dos felídeos, muito popular como animal de estimação.
É um predador natural de diversos animais, como roedores, pássaros, lagartixas e alguns insetos.  Evidências genéticas assinalam que os gatos domésticos atuais, partilham uma procedência direta com os gatos selvagens do Médio Oriente.
Os gatos vivem entre quinze e vinte anos e têm uma personalidade independente e brincalhona. O gato tornou-se, por isso, um animal de companhia em diversos lares ao redor do mundo, para pessoas dos mais variados estilos de vida.
Na cultura humana, é uma figura da mitologia ou pode estar associado às mais diversas superstições. É, também um animal que aparece como personagem em diferentes desenhos animados, tiras de jornais, filmes e contos de fadas. Entre as suas mais conhecidas representações, estão os gatos: Tom, Gato Félix, Gato das Botas e Garfield.
São bichos deliciosos  ternurentes que nos podm proporcionar uns minutos de descontração e divertimento.
Ora veja!

segunda-feira, janeiro 22, 2018

Abu Dabi e o Aeroporto

Abu Dabi ou Abu Dhabi é a capital dos Emirados Árabes Unidos e também o maior de todos os Emirados. Tem uma área de 67 340 Km2, equivalente a 86,7% da área total do país, excluindo as ilhas.
O emirado tem um litoral que se estende por mais de 400 Km e é dividido, por razões administrativas, em três regiões principais.
A primeira região cerca a cidade de Abu Dhabi, que é a capital do emirado e a capital federal. Aí se encontram os edifícios parlamentares, a maioria dos ministérios federais e instituições, embaixadas estrangeiras, instalações de radiodifusão estatais e a maioria das companhias de petróleo assim como a Universidade Zayed e as Faculdades de Alta Tecnologia. Nesta região também se localizam as instalações das principais infraestruturas como Mina (Porto) Zayed e o Aeroporto Internacional de Abu Dhabi.
A cidade também tem extensos espaços culturais e de desporto. O Abu Dhabi Corniche foi maravilhosamente criado para  oferecer muitos kms de passeios seguros ao longo da beira-mar. A cidade tem uma arquitetura fascinante, tendo preservado edifícios antigos, como pequenas  mesquitas, que se situam confortavelmente na sombra de arranha-céus modernos e futurísticos. Abu Dhabi, cresceu muito nos últimos anos, devido ao petróleo. Sedia, desde 2009, uma das etapas do Campeonato Mundial de F1.
Sugiro-lhe agora, que conheça o estacionamento do Aeroporto de Abu Dhabi 1 (vídeo abaixo). Tem que ter presente que este aeroporto é um dos aeroportos com mais rápido crescimento no mundo em termos de passageiros (34% : 2008), novas Linhas aéreas, e desenvolvimento das infra-estruturas (dispõe de três terminais e uma capacidade superior a 12 milhões de passageiros por ano).
O Aeroporto Internacional de Abu Dhabi é o segundo maior nos Emirados Árabes Unidos,  parece-se com um barco à vela e está localizado entre Abu Dhabi e Dubai adaptando-se perfeitamente à atmosfera destas cidades luxuosas.
Ora veja. Não perca esta oportunidade.

domingo, janeiro 21, 2018

O Mosteiro da Batalha e Évora: O que de melhor existe em Portugal

 Assista a mais um episódio da série televisiva Património Mundial em Portugal acerca do Mosteiro da Batalha & Évora
A série documental "Património Mundial" reúne 14 filmes, de cerca de 25 minutos cada, sobre edifícios e paisagens portugueses classificados pela UNESCO como Património Mundial da Humanidade.
Das vinhas da Ilha do Pico, nos Açores, ao Mosteiro da Batalha, passando, claro, pelos Jerónimos e pelo centro histórico de Guimarães, esta série cobre parte do que de melhor existe em Portugal em património histórico construído e em paisagem natural.