sábado, janeiro 13, 2018

En El Ultimo Trago



Oiça Chavela Vargas, em En El Ultimo Trago.
Chavela, uma voz emblemática da América Latina, que levou uma vida de excessos.
Não perca a oportunidade de a ouvir.

sexta-feira, janeiro 12, 2018

Porto: Património Mundial

Porto: Património Mundial é um pequeno documentário que faz parte da série documental "Património Mundial" que reúne 14 filmes sobre edifícios e paisagens portugueses classificados pela UNESCO como Património Mundial da Humanidade.
Das vinhas da Ilha do Pico, nos Açores, ao Mosteiro da Batalha, passando, claro, pelo Porto, pelos Jerónimos e pelo centro histórico de Guimarães, esta série cobre parte do que de melhor existe em Portugal em património histórico construído e em paisagem natural.

quinta-feira, janeiro 11, 2018

Tóquio: O Mundo Segundo os Brasileiros

Visite a cidade de Tóquio no Japão, através do programa televisivo O Mundo Segundo os Brasileiros.
Tóquio, oficialmente Metrópole de Tóquio é a capital do Japão e uma cidade global de tipo alfa.  Situa-se em Honshu, a maior ilha do arquipélago. Tóquio possui 9 790 000 habitantes, cerca de 10% da população do país, e a Região Metropolitana de Tóquio possui mais de 37 milhões de habitantes, o que torna a aglomeração de Tóquio, independentemente de como se define, como a área urbana mais populosa do mundo.
Um de seus monumentos mais famosos é a Torre de Tóquio. 
A cidade foi fundada em 1457, com o nome de Edo ou Yedo. Tornou-se a capital do Império em 1868 com a atual designação. Sofreu grande destruição duas vezes; uma em 1923, quando foi atingida por um terramoto; e outra em 1944 e 1945, quando bombardeiros americanos destruíram  51% da sua área e mataram mais de 150 mil pessoas.
Tóquio é o principal centro político, financeiro, comercial, educacional e cultural do Japão.

quarta-feira, janeiro 10, 2018

Consumo Responsável

Já somos mais de 7 mil milhões de pessoas a viver no mesmo planeta. E, para isso, precisamos de consumir recursos básicos, como água, energia, alimentos, vestuário, cuidados com a saúde, educação, entre outros.
Em cada ano, o Dia da Sobrecarga da Terra, que marca o dia em que já consumimos todos os recursos naturais disponíveis, chega mais cedo. Sim, precisamos de consumir para poder sobreviver. Mas, da forma como vivemos hoje, habituamo-nos a comprar muito mais do que precisamos e consumir de forma desenfreada já se tornou um hábito.
Que tal repensar os nossos hábitos?

terça-feira, janeiro 09, 2018

A Rafflesia arnoldii

A Rafflesia arnoldii, também conhecida como raflésia-comum, é uma espécie de planta com flor do género Rafflesia, popularmente conhecida como flor-monstro, devido ao seu tamanho.
É nativa das selvas existentes nas ilhas de Sumatra e Bornéu, na Indonésia, e famosa por produzir a maior flor do mundo, que pode atingir 106 cm de diâmetro e pesar até 11 kg.
Mesmo a espécie que produz a flor mais pequena do género, a R. manillana, produz flores com mais de 20 cm de diâmetro.
As flores têm formato circular, com cinco pétalas. A cor das pétalas varia do rosado ao vermelho vivo, salpicada de manchas brancas.
Esta planta é um parasita que sobrevive absorvendo os nutrientes das raízes de uma árvore chamada Tetrastigma. Portanto, não possui folhas, caule, raiz, e nem realiza a fotossíntese. Exala um odor semelhante ao de carne podre, que atrai moscas, sendo este o inseto responsável pela sua polinização. O fruto é comido por alguns mamíferos das florestas destas regiões.
O seu nome científico é uma homenagem a Stamford Raffles e Joseph Arnold, que descreveram a planta em 1818.
 A Raflésia é a flor oficial do estado de Sabah, na Malásia, e da província de Surat Thani, na Tailândia.
A título de comparação, a maior inflorescência conhecida é produzida pela palmeira da espécie Corypha umbraculifera, sendo que a maior inflorescência não ramificada é produzida pelo jarro-titã, a espécie Amorphophallus titanum, da família das Araceae.

segunda-feira, janeiro 08, 2018

domingo, janeiro 07, 2018

Convento de Cristo: Visita Guiada

Pelas mãos da jornalista Paula Moura Pinheiro e do arquiteto João Paulo Martins visite o Convento de Cristo, através do programa televisivo (RTP2) Visita Guiada.

O claustro principal do convento de Cristo está referenciado na história da arte universal como um dos mais belos exemplares da arquitetura renascentista europeia.

Mas este claustro é mais do que um tesouro da arte do renascimento: é a construção que enterra de vez a Idade Média em Portugal e o alinha com o novo humanismo europeu.