terça-feira, dezembro 18, 2018

Pudim de Aletria

Um dos doces tradicionais do Natal, em quase todas as regiões do nosso país, é a aletria. Se quiser obter uma receita ou saber um pouco mais da história desta sobremesa portuguesa basta clicar aqui.
Entretanto, proponho-lhe que conheça ou faça, nesta quadra natalícia uma receita original que pesquei na net, ou melhor no blogue "Outra Comidas", e que é um Pudim de Aletria.
Aqui vai ela com votos de um Santo Natal:

Ingredientes:
125g de aletria (cerca de 7 meadas)
0,5l de água
0,75l de leite
Casca de 1 limão
250g de açúcar (+açúcar para caramelo)
6 ovos
Canela em pó

Preparação:
Caramelize açúcar na própria forma do pudim e pincele-o de modo a cobri-la por inteiro. Polvilhe canela sobre o caramelo.
Coza a aletria na água e, quando esta estiver quase toda absorvida, junte o leite e a casca de limão e deixe continuar a ferver, tapada e com lume muito brando.
Quando a massa estiver bem cozida, adicione o açúcar (a partir daqui a massa não coze mais), leve de novo a ferver por breves minutos e deixe arrefecer. Se notar que, ao arrefecer se torna demasiado espessa, junte mais um copo de leite frio.
Quando estiver apenas morna, junte então os ovos batidos, mexa e vaze na forma. Tape.
Leve ao forno médio (180ºC) em banho-maria por cerca de 30 minutos, ou a forno brando (150ºC), sem banho-maria, durante cerca de 40 minutos.
Guarde no frigorífico e desenforme no dia seguinte.
Sirva em fatias, regadas com o molho de caramelo que se forma.

Sem comentários: