domingo, dezembro 02, 2018

Castelo Branco

Castelo Branco é uma cidade portuguesa, capital do distrito de Castelo Branco e, situada na região Centro, na sub-região da Beira Baixa.
A cidade de Castelo Branco localiza-se no interior de Portugal a aproximadamente de 50 km da fronteira com Espanha e dista cerca de 100 km da cidade da Guarda e 80 km da cidade de Portalegre, as capitais de distrito mais próximas.
A cidade conta com cerca de 34 000 habitantes no seu perímetro urbano. É sede do terceiro maior município português, com 1 438,19 km² de área e 56 109 habitantes (albicastrenses) de acordo com o censo de 2011. Este município está subdividido em 19 freguesias e é limitado a norte pelo município do Fundão, a leste por Idanha-a-Nova, a sul pela Espanha, a sudoeste por Vila Velha de Ródão e a oeste por Proença-a-Nova e por Oleiros.
Ao contrário de outras cidades da região, que cresceram notavelmente devido à indústria têxtil, Castelo Branco sempre teve uma importância geoestratégica e política em Portugal. Não está, por esse motivo, sujeita às flutuações económicas que deslocalizaram empresas têxteis - mormente de laboração manual desqualificada - como sucedeu na região norte e na Cova da Beira.
A composição sociológica predominante é por esse motivo também muito diferente de outras cidades de cultura do operariado. Foi considerada em 2006, num estudo elaborado pela DECO, a segunda capital de distrito do país com melhor qualidade de vida. Em 2017, encontrava-se em 36º lugar nacional, e 7º lugar da região Centro, segundo um estudo pela consultora Bloom Consulting.
A padroeira de Castelo Branco é a Nossa Senhora do Rosário.
Um dos produtos típicos da região são as colchas de linho bordadas com fio de seda natural, conhecidas como bordado de Castelo Branco, que se crê serem de inspiração oriental e que se tornaram conhecidas a partir de meados do século XVI.
São conhecidos pela suas cores vivas e pelos elementos que retratam,  normalmente relacionados com a natureza, destacando-se o frequente uso de árvores e pássaros.
Têm semelhanças com as colchas de Toledo e Guadalupe, na Espanha. Representaram, durante séculos, a dignidade do enxoval de qualquer noiva da região, quer fosse plebeia ou nobre.
Alguns dos elementos destes bordados são o lar e a árvore da vida, os desposados (representados por pássaros juntos), os cravos e rosas representando o homem e a mulher, respetivamente, os lírios, a Virtude, corações para o Amor, gavinhas para a Amizade, entre outros.
Aprecie a beleza deta cidade através da apresentação que se segue. E agora veja um vídeo sobre o bordado de Castelo Branco.

Sem comentários: