quarta-feira, dezembro 19, 2018

Alguns Símbolos de Natal

A Árvore de Natal
No mundo, milhões de famílias celebram o Natal em redor de uma árvore.
A árvore é o símbolo da vida, é uma tradição mais antiga do que o próprio Cristianismo e não é exclusiva de uma só religião.
Muito antes de existir o Natal, os egípcios levavam galhos verdes de palmeiras para dentro das suas casas no dia mais curto do ano, em dezembro, como símbolo do triunfo da vida sobre a morte.
Embora, os egípcios tenham criado uma das primeiras simbologias, a primeira referência a uma "Árvore de Natal" é do século XVI, quando, na Alemanha, famílias ricas e pobres decoravam árvores com papel colorido, frutas e doces.
Esta tradição espalhou-se pela Europa e chegou aos Estados Unidos através dos colonizadores alemães difundindo-se depois pelo resto do mundo.

A Coroa do Advento
É feita de ramos de pinheiro ou de cipreste. Sendo verde é sinal de esperança e vida. Enfeitada com fita vermelha,  simboliza o amor de Deus e também a manifestação do nosso amor, que espera ansioso o nascimento do Filho de Deus.
Na coroa encontramos 4 velas, uma para cada domingo do advento. Começa-se no primeiro domingo, acendendo apenas uma vela e, à medida que vão passando os domingos, vamos acendendo as velas, até chegar ao quarto domingo quando todas devem estar acesas.

O Presépio
Foi introduzido por São Francisco de Assis no século XIII e consiste na representação em pintura ou escultura das pessoas, do local e do ambiente em que Jesus nasceu. O Presépio lembra-nos o nascimento do Menino-Deus.

As Estrelas
Os Reis Magos vindos do Oriente à procura de Jesus, foram guiados por uma estrela até Belém. A estrela de 4 pontas e uma cauda luminosa. As quatro pontas representam as 4 direções da terra: o Norte, o Sul, o Leste, o Oeste, de onde vêm os homens para adorar o Filho de Deus.

As Bengalas
São colocadas nas árvores de Natal e simbolizam os pastores de Belém, que visitaram o menino Jesus. Segundo a Bíblia, os pastores foram guiados até à manjedoura onde nasceu Jesus pelos cânticos dos anjos.

Os Anjos 
Representam o Anjo Gabriel, que anunciou o nascimento de Jesus. Também fazem referência à noite de natal, em que todos os anjos cantaram no céu celebrando o nascimento do filho de Deus.


As Bolas Coloridas 
Simbolizam os frutos da prosperidade na árvore de natal, como sentimento de desejo por esta fortuna.

Sem comentários: