domingo, dezembro 23, 2018

A Ilha do Natal

 A Ilha Christmas ou Ilha do Natal, é o nome oficial de um dos territórios externos da Austrália.
A capital desta pequena ilha, de cerca de 135 km², é Flying Fish Cove, conhecida como The Settlement. Tinha cerca de 1402 habitantes em 2007.
A Ilha Christmas situa-se no Oceano Índico, a 2500 km a nordeste de Perth, Austrália e a 380 km ao sul de Java, Indonésia.
Esta ilha é montanhosa, formada por erupções basálticas no passado, originando um planalto central que atinge o ponto mais alto com 361 m em Murray Hill.
Visitada por navegantes malaios desde tempos remotos, foi incluída nos mapas dos navegadores ingleses e holandeses no início do século XVII.
O atual nome terá sido dado por William Mynors da East India Ship Company, que aí aportou no dia de Natal de 1643.
A Ilha Christmas esteve desabitada até 1890, data em que uma população constituída por chineses e malaios foi para ali conduzida, com o objecivo de explorar as minas de fosfato. A ilha, que dependia da colónia britânica de Singapura, foi transferida para a Austrália em 1 de outubro de 1958. A partir de 1981, os residentes foram considerados aptos a adquirir a cidadania australiana. Em 1984, o governo da Austrália estendeu à ilha benefícios de segurança social, saúde e educação e outorgou direitos políticos aos novos cidadãos.
Em 1991, foram efetuados investimentos para desenvolver o potencial turístico da ilha. Hoje dois terços da ilha foram declarados como Parque Nacional. O parque é lar de muitas espécies de animais e plantas, incluindo o caranguejo-vermelho da ilha Natal, cuja migração anual leva 50 milhões de indivíduos para o mar, onde desovam., como pode ver no vídeo abaixo.
No início da estação das chuvas (que normalmente é de outubro a novembro), mais de 50 milhões caranguejos adultos, de repente começam a migração da floresta para a costa para se reproduzir. A migração é normalmente sincronizada em toda a ilha. Os caranguejos levam cerca de cinco a sete dias para chegar ao mar.

Sem comentários: