domingo, novembro 04, 2018

Sabores de Outono

Com o Outono chegam os dias mais curtos e escuros. Mas, o Outono traz consigo, também, uma grande variedade de produtos que lhe permitirão ou recordar os sabores da infância ou experimentar novos sabores.
Já está com apetite? Então leia o resto deste post.

A carne de caça está entre as propostas gastronómicas para esta estação. O javali, o pombo, o faisão, as perdizes ou o veado, são algumas das hipóteses.
Contudo, pode optar por coisas mais simples como o pato, o galo, as alheiras de caça, o cabrito, o leitão, o coelho, o borrego, a vitela (osso bico ou o rabo de boi) ou o porco. Para já não falarmos dos pratos de peixe, de marisco ou de bacalhau.

Mas, a viagem gastronómica pode prosseguir com um regresso à terra, onde os tubérculos, os frutos secos (nozes, castanhas e amêndoas), as raízes e os cogumelos são as estrelas principais.

Nas sobremesas, o destaque vai para o requeijão com doce abóbora, a castanha assada, as broas dos santos, o leite creme, o pudim Abade de Priscos, os ovos moles, entre muitas outra sugestões, não esquecendo, também, os nossos belíssimos vinhos, queijo e licores.

Com votos de bom apetite, fique agora com uma receita de Arroz de Míscaros, que é um prato típico de outono da Beira Alta.
Arroz de Míscaros

Ingredientes (6 pessoas):

2 kg de míscaros
1 dl de azeite
50 g de manteiga ou margarina
4 dentes de alho
1 cebola
1 salpicão médio
400 g de arroz
1 l de água
1 cubo de caldo de galinha
pimenta
sal
salsa picada



Preparação:
Lave muito bem os míscaros para lhes tirar toda a areia e corte-os em bocados. Deite o azeite e a manteiga num tacho de ferro, ou de barro, e leve ao lume com os alhos esmagados.

Deixe estalar (sem queimar), junte a cebola picada e deixe cozer suavemente até a cebola estar macia.
Adicione o salpicão cortado em cubos, aumente um pouco o calor e deixe alourar bem a cebola.
Introduza o arroz e os míscaros e mexa para o arroz absorver a gordura. Regue com a água a ferver e adicione o cubo de caldo de galinha.

Tempere com pimenta e rectifique o sal. Coloque o tacho no forno já quente (225° C) e deixe cozer durante 15 minutos.
Na altura de servir, polvilhe com a salsa picada.

Sem comentários: