quarta-feira, outubro 17, 2018

A Feira das Mercês



A Feira das Mercês, antiquíssimo vestígio do culto popular do Divino Espírito Santo, realiza-se nas últimas semanas de Outubro. Acontece numa quinta que foi casa do Marquês de Pombal na zona saloia, entre Rio de Mouro e o Algueirão Mem - Martins.


Aí se provavam a primeira água-pé do ano, às vezes algum vinho novo que alguém teimava em trazer, ainda meio-feito e as primeiras castanhas se o tempo tivesse ajudado com algum granizo precoce. Pelas nove horas, já sobre brasas no fundo de bidões serrados ao meio, as frigideiras da Carne às Mercês que havia de ser comidas bem depois do meio-dia!

A Feira ou Festa das Mercês , como também era conhecida, foi sempre muito atrativa pelo quadro etnogáfico que apresentava. O local encantava quem o visitava, quer pela diversidade de produtos, quer também pela algazarra das gentes e dos pregões, das figuras e garrido dos trajes. Era possível observar-se as saloias vestidas com as suas roupas coloridas.



Hoje é uma representação de uma das feiras mais emblemáticas do concelho de Sintra. E proporciona aos visitantes vários e diversos momentos de animação etnográfica saloia, espaços de restauração, bancas de artesanato diversificado, área infantil e espetáculos de palco.

Um aliciante desafio a não perder!

Sem comentários: