sábado, setembro 22, 2018

Parque Nacional de Aparados da Serra

O Parque Nacional de Aparados da Serra é uma unidade de conservação e de proteção integral da natureza localizada na serra Geral, que se situa entre os estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, na região sul do Brasil.
Os Parques Nacionais de Aparados da Serra e Serra Geral, abrangem uma área de aproximadamente 30.400 ha, distribuída ao longo dos contrafortes da região natural comumente denominada de Aparados da Serra, inserida na formação geológica da Serra Geral – daí a origem do nome destas importantes unidades de conservação.
O maior atrativo do Parque é o Canyon Itaimbezinho, que tem uma profundidade que vai até aos 700m, com paredões verticais, uma fenda estreita e as paredes rochosas ornadas pelo verde exuberante da Mata Atlântica.
Aparados da Serra, região conhecida como a Terra dos Canyons, dispõe do maior conjunto de formações deste género da América do Sul.
É como voltar atrás 130 milhões de anos, quando a separação dos continentes e os constantes derrames de lavas deram origem ao que se chama hoje de planalto vulcânico da Serra Geral, no extremo nordeste do Rio Grande do Sul. Noutras palavras, ali está um dos cenários mais exclusivos e desconhecidos do Brasil.
Cambará do Sul é o município brasileiro que tem a sorte de abrigar estes dois parques nacionais — o de Aparados da Serra e o da Serra Geral —, uma região de Mata Atlântica e de Floresta de Araucárias.
A região dos Aparados inclui as cidades de Vacaria, Bom Jesus e São José dos Ausentes, declarada o ponto mais alto do Rio Grande do Sul (o Pico do Monte Negro, no canyon Monte Negro, a 1.403 metros de altitude).
Entre araucárias gigantes e gargantas profundas, o turismo na Terra dos Canyons começa agora a desenvolver-se a passos largos.

Sem comentários: