sábado, setembro 29, 2018

A Casa Escondida do Porto

Igreja das Carmelitas, Casa Escondida e a Igreja do Carmo
No Porto, a grande maioria dos turistas que passa pelas fachadas, que vê na imagem ao lado, não percebe, à primeira vista, que está na verdade diante de duas igrejas.
O gigante painel lateral em azulejos impressiona e as fachadas barrocas também.
Mas, na verdade, estamos diante das Igrejas do Carmo e das Carmelitas pertencentes a duas ordens distintas fundadas nos séculos XVII e XVI. O que ninguém nunca reparou é que entre elas existe uma Casa Escondida...
Sim, as duas Igrejas estão separadas por uma pequena casa...
É certamente a casa mais estreita do Porto e provavelmente de Portugal, concorrendo com várias casas estreitas existentes no mundo.
A Igreja das Carmelitas  foi construída entre 1616 e 1628.
Em 1736, é fundada a Ordem Terceira do Carmo, que a principio tinha a sua sede no Convento dos Carmelitas Descalços, bem ali ao lado, mas em 1752 foi cedido o terreno ao lado da Igreja dos Carmelitas para a construção da Igreja do Carmo.
Parece que naquela altura não era permitido pelo Vaticano a construção de duas igrejas assim, uma ao lado da outra, e foi por isso que foi construída esta pequena e estreita casa entre as duas igrejas.
A casa serviu de residência para alguns capelães e em algumas situações também abrigou artistas que faziam trabalhos na decoração da Igreja e médicos que trabalhavam no hospital da Ordem.
Nos últimos tempos viveram  lá o sacristão e o zelador da Igreja.
Também foram ali realizadas reuniões secretas nos tempos das Invasões Francesas, entre 1807 e 1811,  no período do Liberalismo, entre 1828 e 1834, durante o Cerco do Porto entre 1832 e 1833, depois da Proclamação da República em 1910 e também durante o período de perseguição às Ordens religiosas.
Se as paredes da Casa Escondida falassem, ouviríamos muito sobre a história da cidade do Porto.
Cidade esta que passa bem à frente da Casa Escondida , sendo que do seu interior é possível ver o edifício da Reitoria da Universidade do Porto e toda a movimentação ao redor.
Após 250 anos, a Casa Escondida, desconhecida também pela maioria dos locais, está agora aberta ao público para visita. 
Surpreendentemente, apesar de muito estreita, esta casa de 3 pisos tem várias divisões, com um mínimo de conforto... Dispõe inclusive de uma cozinha. Tudo em óptimo estado de conservação.
Aqui está um segredo desvendado, fechado há 250 anos e que agora também pode visitar.
O valor do bilhete é de 3 euros (abril/2018) e inclui a visita à Casa Escondida, à Igreja do Carmo, às Catacumbas e à Sacristia.

Sem comentários: