terça-feira, julho 31, 2018

Ilhas Flutuantes do Lago Titicaca

O Lago Titicaca está situado na Cordilheira dos Andes, entre a Bolívia e o Peru e a uma altitude de 3812 m. O Lago Titicaca é alimentado pelas chuvas e pelo degelo dos glaciares. Cinco grandes rios também alimentam o Lago Titicaca, são eles: o Ramis, o Coata, o Ilave, o Huancanz, e o Suchez. É o lago navegável com a maior altitude do Mundo, com ilhas flutuantes construídas pelos seus habitantes.
Este lago está povoado por ilhas (cerca de 41) interessantíssimas, algumas delas lendárias – como a Ilha do Sol, onde os Incas acreditavam ser o berço do Pai Sol -, habitadas por povos hospitaleiros como os de Taquile ou Amantaní, e pelas turísticas ilhas flutuantes Los Uros. 
O Lago Titicaca, em volume de água, é o maior lago da América do Sul. O Lago de Maracaibo, na Venezuela, tem uma área de superfície maior, mas é considerado uma grande baía salobra devido à sua ligação direta com o oceano.
Por muitos anos o maior navio a flutuar no lago foi o SS Ollanta, de 2.200 toneladas e 79 metros de comprimento. Hoje, o maior navio a navegar por ali  é  o Manco Capac, (atracado, em 17 de junho de 2013, no pier da Ollanta).
Faça esta viagem virtual sobre as "ilhas dos Incas" (algumas das quais são densamente povoadas) no Lago Titicaca, atravé da excelente apresentação que se segue. Não perca porque vale bem a pena.

Sem comentários: