sábado, abril 28, 2018

Freiburgo: Uma Cidade 100% Sustentável

A cidade de  Freiburg, na Alemanha,  é 100% sustentável!
Embora tenha surgido no século XII, no sudoeste da Alemanha, a cidade de Freiburg pode ser considerada uma metrópole do futuro, ou pelo menos figura entre as áreas urbanas mais desenvolvidas em termos de sustentabilidade no mundo inteiro. Como? Utilizando a energia solar para atender à procura da população e apostando em autocarros elétricos e ciclovias nas suas ruas e avenidas.
Freiburg, com aproximadamente duzentos mil habitantes, é uma cidade do estado federal de Baden-Württemberg, situando-se no lado ocidental da Floresta Negra.
Considerada como a cidade mais quente e soalheira da Alemanha, é atravessada pelo rio Dreisam. Situada ao pé do Schlossberg, é praticamente cercada de montanhas: a leste, estão as montanhas Rosskopf e Bromberg; ao sul e oeste, estão as montanhas Schönberg, Tuniberg e o Kaiserstuhl.
Freiburg  é considerada excelente em termos de qualidade de vida, destacando-se pela vida cultural, pelo desenho urbano e pela mobilidade, graças a um ótimo sistema de transportes públicos, sendo que o centro da cidade cidade é, em grande parte, fechado ao trânsito de automóveis particulares.
Conhecida como "eco-city", Friburgo também se destaca como centro de produção e de pesquisa no âmbito da energia solar.

Sem comentários: