sábado, abril 21, 2018

Cinco magníficas pontes em madeira

Assista à apresentação que se segue e que lhe apresenta cinco magníficas pontes em madeira. 
Uma delas é a Ponte U-Bein que se situa a cerca de 10 km de Mandalay. A ponte U Bein é a maior e mais antiga ponte de madeira do mundo, com mais de 150 anos e 1,2 km de comprimento. É toda de teca, uma madeira muito comum no sudeste asiático. A ponte começou a ser erguida em 1847, por U-Bein quando a capital do reino de (Ava)Innwa se mudou para perto de Amarapura. Dois anos depois e mais de mil pilares espetados no Lago Taungthaman, a ponte começou a ser utilizada pelos habitantes locais. Hoje, este verdadeiro monumento é motivo de orgulho para o povo da Birmânia. Atualmente, por uma questão de segurança, alguns dos pilares centrais foram substituídos por cimento, mas nada que tire o brilho a esta jóia maior de Myanmar.
Outra ponte interessante é a ponte de Kintai no Japão que é uma ponte de madeira e uma das três maiores pontes famosas do Japão. A sua estrutura de 5 arcos é muito bela. A estrutura foi terminada em 1673 por Kikkawa Yoshihiro, da província de Iwakuni. A ponte foi destruída por um tufão e uma inundação que ocurreu em 1950, mas foi reconstruída em 1953. O comprimento da ponte é 193.3, medidos transversalmente (210 m de comprimento ao longo da superfície da ponte). A largura é 5m e a altura é de 6.64 m. Esta ponte obteve duas estrelas atribuídas pelo Michelin Green Guide Japan.

Sabia que o nosso Rio Mondego também teve pontes de Madeira? Delas, neste momento só resta a memória. Se quiser ficar a saber mais acerca disto basta clicar aqui.
E agora um vídeo acerca da Ponte U.-Bein.

Sem comentários: