domingo, março 04, 2018

O Maracatu

O Maracatu é uma dança folclórica de origem afro-brasileira. É típica do estado de Pernambuco e surgiu entre os séculos XVII e XVIII, a partir da miscigenação musical das culturas portuguesa, indígena e africana.
O Maracatu é uma dança de cortejo associada aos reis congos. Os maracatus, tradicionalmente, surgiram e desenvolveram-se ligados às irmandades negras do Rosário pelo que há no maracatu uma forte componente religiosa.
Como as irmandades com o passar do tempo, foram perdendo força, os maracatus passaram a fazer as suas apresentações durante o Carnaval, principalmente o Carnaval do Recife (Estado de Pernambuco).
Existem dois tipos de maracatus: o Maracatu Rural, também conhecido como maracatu de baque solto e o Maracatu Nação, também conhecido como maracatu de baque virado.
Maracatu Rural
Os maracatus dançam ao som dos seguintes instrumentos musicais: o tarol, a zabumba e as ganzas. As danças são marcadas por coreografias específicas, parecidas com danças do camdomblé. Os participantes representam personagens históricos (reis, embaixadores, rainhas).
Durante quase todo o século XX, os Maracatus do Recife, sofreram um intenso processo de decadência. No entanto, no final dos anos 90 ocorreu o que podemos chamar de "Boom do Maracatu".

 E agora o vídeo Maracatu Nação Pernambuco - Ganga Zumba

Sem comentários: