quinta-feira, março 29, 2018

O Desfile dos Bois da Páscoa

Recentemente a localidade de Arcos de Valdevez (no Minho) foi palco da iniciativa "Bois da Páscoa". Esta é uma tradição secular que foi retomada, recuperando usos e costumes enraizados neste concelho há já longos anos.

Dezenas de exemplares de bovinos desfilaram pela avenida principal do concelho onde foram apresentados os melhores e mais corpulentos exemplares da raça, devidamente enfeitados.

O Desfile dos Bois da Páscoa é uma velha tradição que tem como objetivo mostrar ao público os exemplares que depois do desfile serão abatidos e a sua carne comercializada por altura da Páscoa, proporcionando à população uma carne saborosa e de qualidade.

Os bois desfilam engalanados, para destacar as suas melhores qualidades, tentando desde cedo atrair os compradores para os repastos pascais. Foram dezenas de exemplares de raça bovina que desfilram pela Avenida principal dos Arcos, acompanhados de vários elementos de ranchos folclóricos do concelho, trajados a rigor que recriaram um ambiente de festa com muita música e animação.

A recuperação deste costume secular dá a conhecer um vasto património cultural e permite a dinamização do tecido empresarial e do turismo local.

E a agora a Rusga dos Bois da Páscoa.

Sem comentários: