segunda-feira, março 05, 2018

Antes do Dilúvio

Antes do Dilúvio (Before the Flood)  é um documentário sobre as alterações climáticas produzido por Leonardo DiCaprio e a National Geographic e realizado por Fisher Stevens.
Este filme, que já teve milhões  de visualizações no YouTube, foi feito ao longo de três anos e acompanha a jornada de alerta do ator Leonardo DiCaprio a respeito das ameaças ao meio ambiente, nomeadamente  no que diz respeito ao consumo de combustíveis fósseis.
A preocupação do ator com as questões ambientais não é nova. DiCaprio assume-me como ativista ambiental e, quando ganhou o Óscar de melhor ator, em 2016, com o filme "The Revenant" (O Renascido), Leonardo DiCaprio aproveitou para falar acerca da sua preocupação com as alterações climáticas.

Sinopse:
O ator viaja pelo mundo visitando zonas onde as alterações climáticas têm um forte impacto e são mais evidentes. Por exemplo, as ilhas do Pacífico, que estão a desaparecer com o aumento do nível médio das águas, a Gronelândia, que está a ficar sem gelo, e a Índia que sofre cheias alarmantes.
A mensagem é simples: os governos precisam de tomar medidas imediatas para a proteção do meio ambiente. Algumas incluem a opção pelo uso das energias renováveis, taxar os combustíveis que emitem dióxido de carbono com mais impostos e conceder subsídios aos veículos elétricos.
Um dos momentos altos do documentário, e também um dos mais tristes, surge quando DiCaprio sobrevoa de helicóptero um gigantesco campo de extração de petróleo. O ator chega até a comentar que "parece Mordor, do Senhor dos Anéis", uma região obscura.
DiCaprio discute o tema com várias figuras políticas, cientistas e outros especialistas entre os quais o antigo presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, bem como Bill Clinton, o anterior secretário-geral da ONU Ban Ki-moon e o Papa Francisco, o primeiro a tomar uma posição face ao aquecimento global.


A partilha deste documentário no YouTube pode ser uma tentativa de "chegar a todos" e reforçar a ideia acerca das consequências das alterações climáticas.

Sem comentários: