sábado, fevereiro 10, 2018

Um Carnaval em Terra de Vareiros

Ovar é uma cidade portuguesa, situada no distrito de Aveiro, região Centro, com cerca de 29 765 habitantes.
O nome desta cidade - Ovar- é um tanto ou quanto invulgar (não existe outra povoação com o mesmo nome quer em Portugal quer em qualquer outro país). A explicação mais popular e citada é a de que este nome deriva do verbo "ovar", devido à enorme quantidade de aves que desovavam e criavam na região.
Os habitantes ou naturais de Ovar são denominados Ovarenses ou Vareiros. A designação de vareiros ou varinos é atribuída a todos os indivíduos da beira-mar entre Aveiro e o Porto.
Ovar é chamada de "Capital do Carnaval" porque aqui se realiza o mais afamado Carnaval do país, reconhecido a nível internacional.
Organizado desde 1952, o Carnaval Vareiro atrai anualmente milhares de visitantes durante sensivelmente um mês, durante o qual se multiplicam os bailes, as brincadeiras, as iniciativas culturais e os grandes Corsos Carnavalescos compostos por mais de 2000 figurantes.
Em Ovar o Carnaval começou já no dia 20 de janeiro e prolonga-se até ao dia 13 de Fevereiro. Durante cerca de um mês, multiplica-se a loucura e as iniciativas que culminam no Desfile de mais de 2000 foliões distribuídos por Grupos e Escolas de Samba.
Em Ovar, contudo, o início das tradições carnavalescas datam do século XIX, quando as primeiras menções ao mesmo aparecem em 1887, num jornal local.
Estas festividades terão sido muito populares no século XIX e consistiam em várias partidas que eram pregadas à população, onde se destacavam jogos populares, jactos de água, produtos malcheirosos, testamentos de galos, etc.
Mas este Carnaval terá atravessado uma crise tão forte que quase desapareceu, até que, já no século XX, surgiram os Bailes de Carnaval.
Nos loucos anos 20 e 30 e, tal como em outras cidades europeias, o Carnaval começou a ser comemorado nos salões nobres (como o Orfeão e o Progresso), onde a elite ovarense e da região se reunia para bailes de máscaras. Os bailes começaram a atrair cada vez mais população e os salões deixaram de ser suficientes para reunir todos os interessados, pelo que o Carnaval voltaria às ruas da cidade depois do final da II Guerra Mundial. É desta altura que surge a inspiração dos "Grupos de Baile", que mais tarde dariam origem aos "Grupos de Passerelle". A vitória das potências ocidentais na guerra criou um novo ambiente de animação e, nos anos que se seguiram, o Carnaval encheu os bairros da cidade de Ovar.
Cada bairro organizava pequenos grupos, que foram crescendo, e que animavam as ruas da cidade durante um desfile alegórico. Cada bairro promovia um camião decorado, acompanhado pela população fantasiada a preceito.
As bandas de música alegravam o resto das festividades. Os bairros competiam entre si para terem as melhores fantasias e a mais bela decoração dos seus "carros alegóricos".
Esta competição faria elevar o glamour das festividades à medida que os anos iam passando. As festas populares de cada bairro ganharam tanto protagonismo que o Município decidiu que estava na hora de fazer dele uma atracção regional e nacional.
O Carnaval de Ovar - uma festa do povo para o povo - evoluiu tal como pode comprovar no vídeo abaixo.

Sem comentários: