terça-feira, fevereiro 13, 2018

Caretos e Xé-Xés ou o Carnaval em Portugal

Os Caretos de Podence  ou de Lazarim são alguns dos exemplos das comemorações do Entrudo nas áreas rurais do nosso país. É o chamado Entrudo Chocalheiro.
A origem desta tradição perde-se no tempo,  sendo partilhada por outros locais em Trás-os-Montes e na Serra da Lousã .

Ó entrudo Ó entrudo
Ó entrudo chocalheiro
Que não deixas assentar
as mocinhas ao soalheiro

Eu quero ir para o monte
Eu quero ir para o monte
Que no monte é qu'eu estou bem
Que no monte é qu'eu estou bem

Eu quero ir para o monte
Eu quero ir para o monte
Onde não veja ninguém
Que no monte é qu'eu estou bem

Estas casa são caiadas
Estas casa são caiadas
Quem seria a caiadeira
Quem seria a caiadeira

Foi o noivo mais a noiva
Foi o noivo mais a noiva
Com um ramo de laranjeira
Quem seria a caiadeira
Malpica, Beira-baixa (Moda Popular)  - José Afonso



Nas áreas urbanas, nomeadamente na cidade de Lisboa, no passado, os cortejos ou corsos, constituídos por carros ornamentados, percorriam as principais artérias da Baixa – Avenida da Liberdade, Rossio, Chiado – seguidos pelos foliões e por figuras populares como: a "velha de capote e lenço" – sátira à moda do século XIX -  o "janota”, o "galego" e o "Xé-Xé" que foi uma das principais personagens do Carnaval até cerca de 1910. Chamavam-lhe também Salsa, Peralta ou Pisa-flores. Era uma caricatura da Lisboa (Miguelista) do século XVIII.
O Xé-Xé usava uma casaca colorida com punhos de renda, sapatos de fivela, cabeleira de estopa, um enorme bicorne, luneta de vidro e bastão ornado de um chavelho. Empunhava um facalhão de madeira e papel prateado com o qual ia ameaçando: "Arreda.que te espeto"
Os bailes de máscaras, os assaltos e os corsos, eram espectáculos reservados à burguesia, que se adornava para passear na Avenida da Liberdade e subir o Chiado, em caleche ou em carro alegórico, decorados de forma vistosa e imaginativa.
Estes dois tipos de Carnaval mantiveram-se em Portugal até aos dias de hoje, embora se tenham adaptado aos tempos modernos e sofrido influências de outros países, nomeadamente do Brasil.
Foram os portugueses que levaram o Carnaval para o Brasil (e para outros países lusófonos) e hoje somos nós que vamos buscar a este país, algumas ideias para o nosso Carnaval.

Sem comentários: