quarta-feira, janeiro 24, 2018

Conhece a Islândia?

Conhece a Islândia?
Não? Então fique a conhecer o país do fogo e do gelo, através deste post e da apresentação abaixo.
A Islândia é um país nórdico, insular, situado no Atlântico Norte. O seu território abrange a ilha homónima e algumas pequenas ilhas, localizadas entre a Europa continental e a Gronelândia.
O país conta com uma população de quase 320 mil habitantes numa área de cerca de 103 mil Km2.  A capital e maior cidade do país é Reiquejavique, cuja área metropolitana abriga cerca de dois terços da população nacional.
Devido à sua localização na dorsal mesoatlântica, a Islândia tem uma grande atividade vulcânica e um importante gradiente geotérmico, o que afeta muito a sua paisagem.
O interior é constituído principalmente por um planalto constituído por campos de areia, montanhas e glaciares. Aquecida pela corrente do Golfo, a Islândia tem um clima temperado tendo em conta a sua latitude, facto que lhe proporciona um ambiente habitável.
Até ao século XX, a população islandesa era fortemente dependente da pesca e da agricultura e o território do país era, entre 1262 e 1918, parte das monarquias norueguesa e, mais tarde, dinamarquesa. No século XX, a economia e o sistema de proteção social da Islândia desenvolveram-se rapidamente e, nas últimas décadas, o país tem implementado o livre comércio no Espaço Económico Europeu, acabando com a dependência da pesca e investindo em novos domínios económicos no setor de serviços, finanças e de vários tipos de indústrias.
A Islândia é um país desenvolvido e tecnologicamente avançado cuja cultura se baseia no património cultural das nações nórdicas.
A herança cultural do país inclui a cozinha tradicional islandesa, a poesia e as sagas islandesas medievais.
Nos últimos anos, a Islândia tornou-se uma das nações mais ricas e desenvolvidas do mundo, tendo sido classificada pela Organização das Nações Unidas como o terceiro país mais desenvolvido do mundo. Em 2008, contudo, o sistema bancário do país falhou, causando contração económica significativa, o que fez com que o país perdesse várias posições na lista dos países com maior PIB per capita.
Como pode ver a seguir, a Islândia é um belo paraíso vulcânico.

Sem comentários: