sábado, dezembro 09, 2017

Bonecos de Estremoz : etnografia e arte



Bonecos de Estremoz : etnografia e arte é um livro (2015) de José Fernando Reis de Oliveira.

Sinopse:
À produção de carácter prático e utilitário, com relevância para os púcaros, e às qualidades "terapêuticas" atribuídas ao barro de Estremoz, veio juntar-se, no século XVIII, o figurado, consequência da moda dos presépios. A barrística assegurou até aos nossos dias a popularidade dos Bonecos de Estremoz, que são hoje, Património Cultural Imaterial da Humanidade.

sexta-feira, dezembro 08, 2017

O Figurado de Estremoz

Imaculada Conceição


O figurado de barro (ou bonecos) de Estremoz foi declarado pela UNESCO como Património Cultural Imaterial da Humanidade. A decisão foi conhecida na madrugada de ontem, na Ilha de Jeju, na Coreia do Sul.
A arte popular dos Bonecos de Estremoz conta mais de 300 anos de história, de acordo com uma técnica com origem pelo menos no século XVII.
Os Bonecos de Estremoz contam com mais de uma centena de figuras diferentes inventariadas, e resultam da modelação de uma figura em barro cozido, policromado e efetuada manualmente.
Assinalando o dia de hoje, Dia da Imaculada Conceição, padroeira de Portugal aqui fica uma bela imagem da Nossa Senhora da Conceição, modelada em barro pelos artesãos de Estremoz.

quinta-feira, dezembro 07, 2017

Visita Guiada: Museu Nacional de Arte Antiga



Assista a mais um episódio do programa televisivo Visita Guiada.
Desta vez a visita é ao Museu Nacional de Arte Antiga, em Lisboa.
Pela mão do historiador de arte Anísio Franco, ficamos a saber que a Cruz de D. Sancho I prova como os primeiros Reis de Portugal, ao contrário do que durante séculos foi veiculado, foram homens sofisticados e elegantes. Apesar das vicissitudes incríveis por que passou, a Cruz de D. Sancho I atravessou 800 anos (quase) incólume. E é testemunho da invenção da cruz como o principal ícone cristão.
Ora veja. Não perca mais este episódio.

quarta-feira, dezembro 06, 2017

terça-feira, dezembro 05, 2017

Ruínas

Se é sempre Outono o rir das primaveras,
Castelos, um a um, deixa-os cair…
Que a vida é um constante derruir
De palácios do Reino das Quimeras!

E deixa sobre as ruínas crescer heras.
Deixa-as beijar as pedras e florir!
Que a vida é um contínuo destruir
De palácios do Reino de Quimeras!

Deixa tombar meus rútilos castelos!
Tenho ainda mais sonhos para erguê-los
Mais altos do que as águias pelo ar!

Sonhos que tombam! Derrocada louca!
São como os beijos duma linda boca!
Sonhos!… Deixa-os tombar… deixa-os tombar…
 Florbela Espanca

segunda-feira, dezembro 04, 2017

O Livro do Hygge

O Livro do Hygge é um livro do dinamarquês Meik Wiking, (de 38 anos).

Sinopse:
Bestseller internacional de um novo conceito que vem revolucionar a vida dos portugueses. Da autoria do presidente do The Hapiness Research Institute, este livro apresenta o conceito de Hygge.
O Hygge não se explica, sente-se, mas é a razão de a Dinamarca ser muitas vezes tida como o país mais feliz do Mundo.
Este livro é o n°.1 de vendas no Reino Unido, e promete uma vida mais feliz, ou seja, mais Hygge.

domingo, dezembro 03, 2017

O hygge

O povo mais feliz do mundo é o povo dinamarquês e está a contagiar-nos com o segredo para apreciar os bons prazeres da vida.
Este segredo chama-se  hygge  (pronuncia-se huga) e, tal como a palavra portuguesa "saudade", não tem tradução. Trata-se do modo de vida dos dinamarqueses, uma forma de apreciarem a vida e os prazeres mais simples. É assim uma espécie de aconchego entre amigos e há quem acredite que esta é uma das razões para os dinamarqueses serem considerados um dos povos mais felizes do mundo.
O Hygge galgou fronteiras e foi mesmo uma das palavras do ano 2016 para o dicionário Oxford, que a explica desta forma: "uma qualidade de convívio acolhedor e confortável que gera um sentimento de contentamento ou bem-estar".
De acordo com esta espécie de filosofia de vida o que é que é preciso fazer?
Aqui vão algumas ideias: o ar livre é preferível ao tempo que passa no ginásio; esvazie a cabeça; tire prazer em praticar exercício físico; desfrute as refeições em família; faça pausas para o café; reduza o risco de colesterol; coma o que mais gosta…mas com moderação e fuja de ambientes onde não se sinta confortável.
Para os dinamarqueses, o Hygge é o segredo da felicidade. Mas é também um exemplo de poupança, sem prescindir do conforto e um conceito que hoje tem vindo a inspirar o design de interiores.