sábado, março 11, 2017

Encontros de águas - 1

Quando um pequeno rio se junta a outro, normalmente, não deixa vestígios.
No entanto, há situações em que dois rios de igual magnitude se encontram e, em vez de se juntarem de forma homogénea, parecem resistir a fazer parte um do outro...
Aqui lhe deixo três imagens que vão fazê-lo descobrir a grande beleza deste fenómeno surpreendente, que está relacionado com os diferentes Ph das águas de cada um dos rios!
1- Rio Jialing e rio Yangtze, China.




2 - Rio Alaknanda e rio Bhagirathi, Índia



3- Rio Negro e Rio Solimões - Brasil.  Depois de unidos dão origem ao Rio Amazonas.

sexta-feira, março 10, 2017

A Viagem dos Cem Passos

A Viagem dos Cem Passos é uma comédia romântica (2014) realizada por Lasse Hallström e que conta com as interpretações de  Helen Mirren, Om Puri, Charlotte Le Bon, Rohan Chand, Manish Dayal.
Esta comédia gastronómica conta com o argumento de Steven Knight, e com Steven Spielberg e Oprah Winfrey na equipa de produção.
"A Viagem dos Cem Passos" adapta a obra homónima, escrita por Richard C. Morais em 2010, que se tornou um "best-seller" internacional.

Sinopse:
A família Kadam convive de perto com todas as subtilezas do mundo da culinária: os cheiros, os sabores e os segredos mais delicados. Depois de serem obrigados a deixar a sua Índia natal, os Kadam instalam-se numa pequena e pitoresca aldeia no Sul de França, que julgam ser o local ideal para abrir um restaurante cujos sabores especiais cativem o paladar dos seus habitantes. O lugar parece-lhes perfeito até conhecerem a sofisticada e pouco amistosa Madame Mallory. Proprietária de um elegantíssimo restaurante de alta cozinha francesa galardoado com uma estrela Michelin – e que se situa a apenas cem passos dali –, ela não está nada interessada em dividir a clientela.
O problema agudiza-se quando descobre que Hassan, o filho mais velho dos Kadam, tem realmente um talento nato para a arte culinária. Determinada a não perder o protagonismo, inicia uma guerra contra os seus novos vizinhos que apenas terminará quando tiver a humildade de se render aos sabores da cozinha indiana, dividindo os seus conhecimentos com os deles...

quinta-feira, março 09, 2017

As 3 Formas de Gratidão

 As 3 formas de gratidão na perspetiva do professor português António Sampaio da Nóvoa e de acordo com o Tratado de Gratidão de São Tomás de Aquino. 
Este vídeo é um excerto retirado da Conferência "Formar professores para o futuro" durante o III Encontro PIBID UNESPAR a 26/09/2014, em Matinhos e Paranaguá (Estado do Paraná).
Tratado da Gratidão: os 3 níveis! from Prof. PADilla UFRGS Sports Law on Vimeo.

quarta-feira, março 08, 2017

O mar dos meus olhos










Há mulheres que trazem o mar nos olhos
Não pela cor
Mas pela vastidão da alma
E trazem a poesia nos dedos e nos sorrisos
Ficam para além do tempo
Como se a maré nunca as levasse
Da praia onde foram felizes


Há mulheres que trazem o mar nos olhos
pela grandeza da imensidão da alma
pelo infinito modo como abarcam as coisas e os homens...
Há mulheres que são maré em noites de tardes...
e calma

Sophia de Mello Breyner Andresen Obra Poética

terça-feira, março 07, 2017

Canção do Sonho Acabado

 Já tive a rosa do amor
- rubra rosa, sem pudor.
Cobicei, cheirei, colhi.
Mas ela despetalou
E outra igual, nunca mais vi.
Já vivi mil aventuras,
Me embriaguei de alegria!
Mas os risos da ventura,
No limiar da loucura,
Se tornaram fantasia...
Já almejei felicidade,
Mãos dadas, fraternidade,
Um ideal sem fronteiras
- utopia! Voou ligeira,
Nas asas da liberdade.
Desejei viver. Demais!
Segurar a juventude,
Prender o tempo na mão,
Plantar o lírio da paz!
Mas nem mesmo isto eu pude:
Tentei, porém nada fiz...
Muito, da vida, eu já quis.
Já quis... mas não quero mais...
Cecilia Meireles

segunda-feira, março 06, 2017

O Eucalipto Arco-íris


O Eucalipto Arco-íris (Eucalyptus deglupta) é uma árvore de grande porte com um tamanho que varia entre os 20 a 25 metros de altura.
Esta árvore é nativa das Filipinas, Nova Guiné e Indonésia. O seu grande atrativo resulta do facto do seu caule cilíndrico ser revestido por uma casca castanha, que no momento em que vai se desprendendo da árvore em fibras longas vai expondo a nova textura do tronco. Este processo faz com que fique com tonalidades de cor diferentes, parecendo até que foi pintado a mão.

domingo, março 05, 2017

Dubai paraíso ou inferno?



Dubai paraíso ou inferno? (versão portuguesa), é uma reportagem transmitida pelo programa Observatório do Mundo da TVI 24.
Fique a conhecer aqui, o outro lado do Dubai. Ora veja!