sábado, janeiro 28, 2017

O Fado & O Gelo

O Fado chegou à patinagem artística no gelo, através de uma exibição do casal lituano Margarita Drobiazko e Povilas Vanagas, na Gala de Fim de Ano que se realizou em Oberstdorf, Alemanha, e que a Eurosport transmitiu.
O fado aqui interpretado, foi composto por Vinicius de Morais para Amália Rodrigues. Extraído do album "AMÁLIA E VINICIUS" foi gravado e editado em casa de Amália em 1968.
Este fado é aqui cantado pela fadista portuguesa Carminho.
O Fado & O Gelo: uma combinação perfeita.

sexta-feira, janeiro 27, 2017

Trumbo: Lista Negra

Trumbo é um filme americano (2015) do género ensaio biográfico realizado por Jay Roach e escrito por John McNamara.
O filme é interpretado por Bryan Cranston, Diane Lane, Helen Mirren, Louis C.K., Elle Fanning, John Goodman e Michael Stuhlbarg e foi indicado para os Óscares de 2016, na categoria de melhor ator.
Em 1954, o Oscar de Melhor Roteiro foi para "A Princesa e o Plebeu", assinado por Ian McLellan Hunter. Em 1957, o mesmo prémio foi para "Arenas Sangrentas", roteiro de um completo desconhecido chamado Robert Rich. Ambos os prémios, na verdade, pertenciam a Dalton Trumbo (1905-1976), um dos mais proeminentes criadores de histórias de Hollywood, na sua Era de Ouro, pois, era forçado a assinar as suas obras sob pseudónimo, uma vez que o seu nome figurava na Lista Negra da indústria, suspeito de "atividades antiamericanas" por ser declaradamente comunista em plena Guerra Fria e durante o período Macartista.

Sinopse:
Em 1947, Dalton Trumbo era um roteirista de Hollywood.
Como se recusou a cooperar com o Comité de Atividades Antiamericanas do congresso, acabou preso, proibido de trabalhar e incluído na famosa Lista Negra devido às suas inclinações políticas. Mesmo quando saiu da prisão, Trumbo demorou vários anos para conseguir vencer o boicote do governo, sofrendo com uma série de problemas que envolveram familiares e amigos próximos.

quinta-feira, janeiro 26, 2017

quarta-feira, janeiro 25, 2017

Meia-Desfeita ou Desfeita de Bacalhau com Grão

A Meia-Desfeita ou Desfeita de Bacalhau com Grão é um prato típico de Lisboa, mais concretamente, segundo alguns autores, do bairro da Mouraria.

Este prato, em tempos conhecido como comida de pobre, aparece na literatura portuguesa referido por escritores como Eça de Queirós ou Ramalho Ortigão.

Pensa-se que o nome de Meia-Desfeita se terá ficado a dever ao facto de os clientes, normalmente, pedirem apenas meia dose deste prato.

Ingredientes:
3 postas de bacalhau • 500 gr de grão de bico cozido • 1 cebola • 3 dentes alho • 3 ovos cozidos • pimenta • salsa • azeite • vinagre •

Preparação:

Coza as postas de bacalhau durante 10 minutos.
Depois do bacalhau cozido e frio, limpe-o de peles e de espinhas.
Numa taça grande, misture o grão com a cebola, o alho e a salsa picada.
Tempere, em seguida, com pimenta, azeite e vinagre e mexa tudo muito bem.
Junte, depois,  as lascas de bacalhau e misture um pouco.
Corte os ovos em gomos e decore. Sirva a Meia Desfeita fria.

Há também a versão quente da meia-desfeita:
No que diz resapeito ao bacalhau,  proceda como na receita anterior. Escorra o grão cozido, misture-o com as lascas de bacalhau e deite tudo num pirex ou numa caçarola de barro.
Corte, depois, as cebolas às rodelas, pique os alhos, e aloure em azeite abundante.
Regue a mistura de bacalhau e grão com este azeite e espalhe a cebola por cima.
Leve ao forno (que deve estar bem quente) durante uns minutos, tirando quando o azeite começar a borbulhar.
Salpique com uns golpes de vinagre, disponha por cima os ovos cozidos, às rodelas, e a salsa picada.  Sirva quente.

terça-feira, janeiro 24, 2017

Libiamo

"Libiamo ne 'lieti calici"  é um famoso dueto da ópera de Verdi, La Traviata
Este dueto é das mais conhecidas melodias de ópera e ocorre no primeiro ato, durante uma festa noturna em casa de Violetta Valéry. É cantado por Violetta e Alfredo Germont, um jovem que está apaixonado por ela.
Oiça aqui este dueto, interpretado em 2012, pelos cantores Natalie Dessay (Violeta) e Matthew Polenzanie (Alfredo) da Metropolitan Opera (La Traviata).
Se quiser ouvir os Três Tenores em Libiamo ne' lieti calici, basta clicar aqui  se porventura pretender ouvir Maria Callas interpretando a mesma melodia é só clicar aqui.

segunda-feira, janeiro 23, 2017

A Grande Arte

A Grande Arte é um livro do escritor brasileiro Rubem Fonseca.
Rubem Fonseca, que ganhou o prémio Camões em 2003, é um contista, romancista, ensaísta e guionista, consagrado como um dos mais originais prosadores brasileiros contemporâneos.
Este escritor já viu  várias das suas histórias adaptadas ao cinema, ao teatro e à televisão, nomeadamente,  A Grande Arte, O Homem do Ano, Mandrake, El cobrador: In God We Trust, Axilas.
A Grande Arte é um grande romance policial que fala sobre o crime nas altas esferas sociais e no bas-fond do Brasil, assassinos profissionais, um advogado vingador e a «grande arte» de manejar uma arma branca.
Sinopse:
"O assassinato de duas prostitutas, no Rio de Janeiro, que, de início, parece obra de um maníaco sexual, abre uma caixa de Pandora de onde vão brotando, no decorrer de uma ação trepidante, as complexas ramificações de um tenebroso sindicato do crime. A história passa-se em boîtes e bares sórdidos, em sumptuosas mansões do Rio, em vilarejos da fronteira entre a Bolívia e o Brasil, onde reinam a cocaína e o crime, bem como na interminável viagem de um comboio que percorre metade do Brasil com couchettes que rangem sob o peso de casais fazendo sexo." Do posfácio de Mario Vargas Llosa

domingo, janeiro 22, 2017

Na Lista Negra ou Culpado Por Suspeita

Na Lista Negra ou Culpado Por Suspeita (1991) é um filme americano realizado por Irwin Winkler. 
Do elenco contam os seguintes atores: Robert De Niro, Annette Bening, Patricia Wettig, Sam Wanamaker, Chris Cooper, Tom Sizemore, Adam Baldwin e Martin Scorsese.

Sinopse:
Nos anos 50, na era McCarthy, a doutrina anti-comunista faz circular em Hollywood uma lista negra. Ali estão os nomes de profissionais suspeitos de ter relações com o comunismo e que não devem ser contratados. Neste clima opressivo, David Merrill (Robert De Niro) é um realizador de filmes chamado a prestar depoimento para um comité que investiga "atividades anti-americanas". Mas, nega-se a cooperar porque não quer prejudicar um amigo, Merrill, que sempre havia posto a sua carreira em primeiro lugar. Assim, devido à sua recusa é incluído na lista negra e não encontra mais trabalho algum.
Debate-se, pois com o dilema: ou colabora com o comité inquisidor e retoma a sua carreira ou mantém limpa a sua consciência.