sábado, janeiro 21, 2017

Das rosas...

Não te aflijas com a pétala que voa:
também é ser, deixar de ser assim.

Rosas verá, só de cinzas franzida,
mortas, intactas pelo teu jardim.

Eu deixo aroma até nos meus espinhos
ao longe, o vento vai falando de mim.

E por perder-me é que vão me lembrando,
por desfolhar-me é que não tenho fim.
Cecilia Meireles

sexta-feira, janeiro 20, 2017

Lisboa: 1 de novembro de 1755

Assista ao filme que se segue, criado e, inicialmente publicado no Smithsonian Channel, no YouTube, em Novembro de 2014.
Este documentário simula a catástrofe, que se abateu sobre Lisboa no século XVIII, no dia de Todos-os-Santos - 1 de novembro de 1755.
O vídeo recria o terramoto, o maremoto e os incêndios que destruíram a cidade de Lisboa.
O tremor de terra, com uma magnitude de 8,5 na escala de Richter, teve o seu epicentro a 150 milhas da capital, desencadeou um conjunto de outros fenómenos, entre eles: uma onda de 15 metros que engoliu parte de Lisboa e dos seus habitantes. Não foi possível quantificar quantas pessoas morreram neste dia, mas as estimativas apontam para valores entre 10 mil e 100 mil vítimas.
Esta manhã de 1 de novembro de 1755 jamais será esquecida em Portugal.
Este vídeo, criado pelo Instituto Smithsonian, tornou-se-se viral nas redes sociais e no Youtube.
Se ainda não o conhece, não deixe de o ver aqui.Olhe que vale bem a pena!

quinta-feira, janeiro 19, 2017

O Licor de Anis Escarchado

Já ouviu falar em Anis Escarchado ou em Licor de Anis Escarchado?

O Licor de Anis Escarchado é uma bebida obtida através da infusão do anis com aguardente, numa garrafa onde também é introduzido um ramo aromático de anis.
Como a bebida é adoçada por açúcar, de forma excessiva, este irá cristalizar-se no ramo por não se conseguir dissolver (ou escarchar).

Este licor além de apresentar um aspeto muito bonito e atrativo, tem um sabor muito docinho e agradável.

As garrafas onde vem engarrafado tornam-se visualmente muito agradáveis, não só pelo seu design, mas também por causa da cristalização do açúcar no raminho de anis.

Se o quiser provar é só comprar uma garrafinha ou se o quiser fazer é só seguir a receita abaixo ou clicar aqui e aqui.

Ingredientes:
100 gr de sementes anis e algumas folhas de anis
500 gr de açúcar
1 litro de água
1 litro de aguardente
1 ramo de anis ou erva-doce
2 folhas de hortelã (é opcional mas, torna o licor mais saboroso)

Nota: Há quem utilize essência de anis em vez das semente e folhas e há quem utilize anilina (verde) para dar mais cor ao licor.

Preparação:
Coloque as sementes, as folhas (depois de lavadas e cortadas em pedaços) e a aguardente, num frasco que deve fechar bem. Deixe macerar este preparado durante 15 dias (ou mais) em lugar escuro. Não se esqueça de mexer o frasco de vez em quando.
Após a maceração, coe a infusão do anis com um coador de pano ou de papel, para retirar as impurezas e as folhas.
Entretanto, faça uma calda, colocando numa panela o açúcar e a água. A panela vai ao lume brando e deve ferver durante 15 minutos.
Retire e deixe arrefecer até a calda ficar morna.
Deite a infusão de anis na calda de açúcar e mexa até tudo estar dissolvido.

Coloque o ramo de anis dentro de uma garrafa que deve ser transparente e ter um design bonito.
Deite o licor dentro da garrafa.
Deixe a garrafa aberta de 3 a 7 dias, de modo a que se conclua o processo de cristalização. Pode juntar um pouco mais de açúcar no gargalo da garrafa, para que o processo acelere.

Depois da cristalização, feche bem a garrafa, coloque-a num local escuro e aguarde no mínimo um mês para poder começar a consumir.

quarta-feira, janeiro 18, 2017

Simplesmente fantástico!!!

Proponho-lhe que assita hoje, ao ensaio da companhia de ballet Igor Moïsseïev.
É imperdível e simplesmente fantástico!!!
Igor Moiseyev foi um coreógrafo de origem judia, nascido em Kiev (1906 - 2007), na Ucrânia. É considerado o maior coreógrafo de dança tradicional do século xx.
Dançarino clássico, treinado na prestigiada escola do Bolshoi de Moscovo,  deixou-nos a sua companhia, que tem cerca de 200 números de dança.
Ora veja!

terça-feira, janeiro 17, 2017

O Exótico Hotel Marigold

O Exótico Hotel Marigold é um filme britânico (2011) de comédia dramática dirigido por John Madden ("A Paixão de Shakespeare", "O Capitão Corelli"). É uma adaptação cinematográfica do best - seller These Foolish Things publicado por Deborah Moggach.
O filme é interpretado por Judi Dench, Bill Nighy, Penelope Wilton, Maggie Smith, Tom Wilkinson, Dev Patel, Ronald Pickup e Celia Imrie.

Sinopse:
Já reformados, sete ingleses são aliciados a viver o resto dos seus dias num sumptuoso hotel na Índia. Uma vida luxuosa a um preço acessível, segundo a agência que lhes vende o pacote.
Porém, ao chegarem lá, descobrem que o antigo palácio, agora transformado em Hotel Marigold, já não tem o esplendor do passado. Desiludidos e sentindo-se enganados, os sete revelam algumas dificuldades em adaptar-se a uma cultura totalmente diferente da sua.
Porém, será ali mesmo, com a preciosa ajuda do jovem indiano Sonny (Dev Patel), que cada um descobrirá que não existe idade limite para redescobrir a alegria de viver.

segunda-feira, janeiro 16, 2017

O Futuro




"O futuro não é um lugar para onde estamos a ir, mas um lugar que estamos a criar. O caminho para ele não é encontrado, mas construído e o ato de fazê-lo muda tanto o realizador quando o destino."
Antoine de Saint-Exupéry

domingo, janeiro 15, 2017

Um Olhar Sobre a Lisboa dos Anos 50





Observe como era a Lisboa dos anos 50, a partir de um pequeno filme efetuado por um casal americano, durante a sua viagem a Lisboa.

De referir que o cineasta pertencia, à época, à US Naval Reserve.