sexta-feira, dezembro 29, 2017

As Bonecas de Papel

Natal é sempre uma época de regresso à infância. Quando era criança adorava vestir as minhas bonecas de papel, daí a razão deste post.
A Boneca de papel é um tipo de brinquedo infantil muito antigo, pois existe desde que existe o papel. No entanto, os exemplos das primeiras bonecas de papel verdadeiras foram encontrados em grandes centros como Viena, Berlim, Londres e Paris. Eram então, figuras pintadas à mão e trajes criados para o divertimento de adultos ricos. Num museu parisiense encontra-se um conjunto de figuras raras pintadas a mão, datadas do final dos anos 1780.
Em 1791, um anúncio londrino anunciou uma nova invenção, chamaram-lhe então boneca inglesa. Era uma figura de uma jovem, com um guarda-roupa completo de roupa íntima, acessórios para cabelos e seis conjuntos de roupa completos. Bonecas semelhantes a esta foram vendidas também na Alemanha.
A primeira boneca comercial foi fabricada em Londres (1810) por S&J Fuller, e chamava-se Little Fanny. A primeira boneca de papel produzida na América do Norte foi em Boston (1812) por J. Belcher. Nos anos 1820, conjuntos de bonecas eram produzidos na Europa e exportados para crianças de famílias abastadas noutras partes do mundo.
A primeira boneca de papel retratando uma pessoa famosa foi a da bailarina Marie Taglioni, nos anos 1830 e nos anos 1840 foi publicado outro conjunto reatratando desta vez a bailarina Fanny Elssler e nesta mesma década foi publicada a boneca da Rainha Vitória. Atualmente estas bonecas são consideradas valiosas raridades.
As bonecas de papel só passaram a ser produzidas em larga escala e para as camadas mais populares, no início do século XX.
Muitos artistas dedicaram-se anos a fio à criação e publicação das bonecas. A era de ouro das bonecas de papel ocorreu entre as décadas de 1930 e de 1950, quando a sua popularidade atingiu índices nunca superados. Mesmo durante a Segunda Guerra Mundial elas continuaram a ser fabricadas, apesar da escassez de papel.
As celebridades e as estrelas de cinema eram muito populares e retratá-las era muito simples nos anos 1930, 1940 e 1950.
Alguns estudiosos da história das bonecas de papel atribuem ao surgimento da Barbie, a causa do declínio da popularidade das bonecas de papel na década de 1960.
Durante os anos 80 as bonecas ganharam maior espaço entre as crianças sob a forma de personagens colecionáveis, vendidos nas bancas de jornais e papelarias.
Na década de 1990, a Barbie tornou-se, por isso, uma das bonecas de papel mais populares entre as crianças e os colecionadores.
Atualmente, o formato das bonecas de papel é usado na forma de personagens já conhecidos e de pessoas famosas. Elas também já se encontram na Internet e no formato digital, ou seja, há mais de dois séculos têm sido uma alternativa de brinquedos a baixo custo.


A boneca é uma figura de papel (com desenho de traços simples), que se recorta e que vem acompanhada com roupas (básicas) e acessórios que são cortados separadamente (com abas sobre os ombros e outras partes do corpo, para serem dobradas sobre o corpo da boneca, como forma de sustentação). As bonecas trazem em geral um conjunto de roupas, podendo ser trocadas e alternadas, entre saias, calças, blusas, sapatos, chapéus e outros acessórios. A brincadeira consiste em prender as diferentes roupas nas bonecas.
As bonecas de papel são brinquedos que estimulam a imaginação e a criatividade, através das amplas possibilidades oferecidas pelo material.
As crianças podem facilmente confecionar novas roupas e acessórios, bem como criar as suas próprias bonecas. Além disto, algumas das bonecas trazem complementos que podem ser coloridos pela criança.
O facto de ser um brinquedo bi-dimensional exige que a criança utilize mais a imaginação do que quando brinca com os brinquedos tri-dimensionais.
As bonecas de papel atuam sobre a imaginação da criança como as ilustrações dos livros, estimulando-a sem lhe dar todas as respostas, cabendo à criança completar a criação com o seu imaginário próprio.
Como vê foi bom regressar à infância! Assista agora (no vídeo em baixo), a uma outra forma de brincar e utilizar as bonecas de papel.

Sem comentários: