quinta-feira, novembro 09, 2017

O Palácio de Ferro

O Palácio de Ferro é um edifício histórico de Luanda, em Angola, que se crê ser da autoria de Gustave Eiffel ou de um seu discípulo .

O edifício possuiu uma decoração original em filigrana metálica e tem um soberbo avarandado envolvente, sendo sem sombra de dúvida, o melhor exemplar da arquitectura do ferro em Angola.


Pensa-se que a sua estrutura em ferro forjado tenha sido construída na década de 1880 ou 90 em França, como pavilhão para uma exposição, e posteriormente desmontado e transportado de barco com destino provável a Madagáscar.
Contudo, a história do edifício está envolta em mistério, já que não existem registos da sua origem.




Durante o período colonial o edifício gozava de grande prestígio e foi usado como centro de arte.






Após a independência de Angola e a subsequente Guerra Civil Angolana, o palácio entrou em ruína e o espaço envolvente foi transformado num parque de estacionamento.

Contudo, em 2009, o edifício foi inteiramente restaurado, tendo reaadquirido a sua beleza original
Recentemente, no seu interior está patente uma exposição com máscaras muito antigas originárias das Lundas, que foram resgatadas no estrangeiro e foram recuperadas para serem expostas e apreciadas.
Aprecie as fotos que acompanham este post onde sobressaem a geometria do pavimento e do edifício e o rendilhado do ferro.

Sem comentários: