domingo, outubro 29, 2017

Cada um de nós...

Sabia que cada um de nós tem 16 trisávós, 32 tetravós e 64 pentavós?
E como é que é possível saber tudo isto? Ora bem, através da Genealogia.
Então, e o que é a Genealogia?
A Genealogia é o ramo da História que se dedica ao estudo das famílias. Pesquisa a sua origem e evolução, descreve as gerações em cadeia (em sentido ascendente ou descendente) e traça, sempre que possível, as biografias dos seus membros.
E como fazer para iniciar a sua genealogia?
Qualquer trabalho de pesquisa genealógica deverá iniciar-se tendo por base os assentos de baptismo, de casamento e de óbito, registados nos livros paroquiais (livros de baptismos, de casamentos e de óbitos). Por vezes, os livros paroquiais são mistos, isto é, concentram no mesmo livro registos de baptismos e de casamentos ou de óbitos. Esta situação é sobretudo frequente nos livros mais antigos. Estes registos estavam a cargo dos párocos, motivo porque cada livro só inclui assentos de uma paróquia ou freguesia.
Sobretudo através dos assentos de baptismo e de casamento obtêm-se informações essenciais para o estudo de qualquer família, como sejam: duas ou até três gerações com os nomes das pessoas, datas, naturalidades, moradas, profissões, relações de parentesco com os padrinhos e testemunhas, etc.
O registo dos baptismos e dos casamentos "em livro próprio" só passou a ser obrigatório a partir de 1563 (por força de uma norma da 24ª sessão do Concílio de Trento), muito embora numerosas paróquias já o praticassem anteriormente. A obrigatoriedade do registo dos óbitos data de 1614.
Onde se podem encontrar estes documentos?
Os livros paroquiais e de registo civil com menos de 100 anos encontram-se ainda nas Conservatórias do Registo Civil, enquanto que os mais antigos se acham, por norma, depositados nos Arquivos Distritais.
Se quiser fazer uma genealogia aqui lhe deixo o tutorial para iniciar a elaboração de um estudo genealógico no Arquivo nacional da Torre do Tombo.
Ora veja! Não perca.

Sem comentários: